Devido à queda na renda dos trabalhadores brasileiros em virtude da pandemia do novo coronavírus, o governo federal e a Caixa Econômica liberaram o Fundo de Garantia no valor de até um salário mínimo
Cerca de 4,9 milhões de trabalhadores brasileiros que têm contas ativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) têm direito a sacar o valor de um salário mínimo, ou seja, R$ 1.045, conforme determinação do governo federal. Os pagamentos foram iniciados pela Caixa Econômica Federal (CEF) no final de junho e ocorrerão até dezembro, de acordo com o mês de nascimento das pessoas. Essa iniciativa tenta minimizar a crise econômica provocada em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Como neste primeiro momento serão liberados mais de R$ 3,1 bilhões para a população, a advogada trabalhista Carla Zannini orienta os trabalhadores a utilizarem os valores para alimentação. “Que as pessoas utilizem esse dinheiro ou guardem para caráter alimentar. Estamos em uma fase complicada, em que houve redução na renda de muitas pessoas, e é realmente para esse fim que o governo está liberando o Fundo de Garantia, para dar uma equilibrada na economia”, afirmou a advogada.
Os recursos serão creditados em uma poupança social digital da CEF e, posteriormente ficarão disponíveis para pagamento de compras por meio do cartão de débito virtual. Assim, as pessoas só poderão movimentar esse dinheiro para pagar contas, como boletos, via poupança digital. “Conforme o calendário, as pessoas que já receberam vão poder utilizar o dinheiro em espécie somente a partir do dia 18 de julho”, destaca Carla Zannini.
De acordo com o cronograma de pagamento, pessoas que nasceram em janeiro já tiveram os valores creditados no dia 29 de junho. Enquanto isso, os nascidos em fevereiro, março, abril e maio vão receber em julho. No mês de agosto serão pagos os recursos para trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho, agosto e setembro. E o último lote do FGTS será pago para nascidos em outubro, novembro e dezembro no mês de setembro. As datas podem ser conferidas no site da CEF
Já as pessoas que não desejam fazer o saque do dinheiro, elas deverão informar à Caixa Econômica Federal. “Primeiro, o trabalhador deve acessar o aplicativo ou site da Caixa e informar que não quer movimentar o Fundo de Garantia. Se não fizer isso, ele receberá o dinheiro na poupança digital”, alertou a advogada.
Os valores do FGTS podem ser consultados pelos trabalhadores também pelo aplicativo ou site da CEF. Como este saque tem o valor limitado de um salário mínimo, mesmo que as pessoas tenham mais dinheiro na conta, o saldo restante poderá ser utilizado no futuro ou para novos saques, no caso de liberação do governo federal ou para financiamento de residências, bem como após o diagnóstico de doenças graves.
Tags: FGTS, pandemia