Gestão pública de qualidade e investimento em tecnologia caminham juntos. A ideia de que o uso de sistemas que organizam e otimizam o trabalho do colaborador é coisa de empresa privada ficou no passado. Hoje, existem programas gratuitos que podem fazer diferença na administração pública, possibilitando, por exemplo, que dados fiquem acessíveis a todos os servidores que precisam desta prerrogativa, dando celeridade ao trabalho.
Este é um dos desafios da Centro Educacional Municipal de Atendimento Especializado de Curitiba, em que a psicóloga Natália Tsunemi Negrão, de 27 anos, trabalha. A instituição dá assistência a alunos da rede pública de educação que precisam de atendimento psicológico. De acordo com a servidora, uma das principais dificuldades administrativas do centro é a falta de tecnologia para gestão de informações. “Tem muita coisa que fica em papel ou em um computador específico. Às vezes, preciso de um número de telefone, coisa simples, mas leva tempo para conseguir”, explica a psicóloga.
Técnico judiciário no Tribunal Regional do Trabalho da 9 Região, Nathalia Nicola Zattar, de 30 anos, afirma que o investimento em tecnologia trouxe avanço para o serviço prestado pelo órgão. “Somos bem amparados nesse sentido. As audiências gravadas em sistema audiovisual, por exemplo, demonstram que a tecnologia torna a prática no Poder Judiciário mais próxima ao ideal de justiça. A possibilidade de utilizar o sistema de forma remota torna viável o teletrabalho”, avalia a servidora. Vale destacar que muitos sistemas disponíveis ainda geram relatórios, que ajudam na avaliação dos serviços, mostrando pontos fortes e o que pode melhorar.
Entre os principais programas gratuitos disponíveis para Estados e municípios está o Sistema Nacional de Empréstimo Consignado (SNEC), que auxilia a gestão do crédito consignado dos servidores públicos junto aos bancos. O software foi desenvolvido pela Neoconsig. A ferramenta tem transformado principalmente a relação entre instituições financeiras e órgãos públicos, que há anos é conhecida por ser extremamente burocrática. O maior interessado, o servidor público, ganha em agilidade e segurança.
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