Rede cultural Goiânia Clandestina abre inscrições para o projeto “Escola de Escritores”

Curso de escrita gratuito acontecerá em Aparecida de Goiânia e promoverá imersão intensiva em linguagens poéticas e inclusão de vozes historicamente marginalizadas da literatura brasileira

18 de fevereiro de 2025 às 17:55

A rede cultural Goiânia Clandestina anuncia a abertura das inscrições para o projeto Escola de Escritores, que acontecerá de março a junho de 2025, no Ponto de Cultura Rosa dos Ventos, situado no bairro Rosa dos Ventos, em Aparecida de Goiânia. Com uma proposta inovadora e contracolonial, o curso, que é gratuito, visa formar novos poetas, escritores e compositores, além de capacitar autores já atuantes, por meio de uma imersão intensiva nas diversas linguagens poéticas.

Durante quatro meses, os participantes terão encontros semanais de cinco horas, aprofundando o processo criativo e a prática da escrita. O programa se destaca ao valorizar cosmologias afro-brasileiras e indígenas, transformando o aluno-escritor em um agente de mudança, capaz de propor novas relações com o mundo.

O projeto conta com a expertise de renomados arte-educadores, como os professores da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG) Jamesson Buarque e Tarsilla Couto, a poeta e atriz Thaíse Monteiro, e o poeta brasiliense Nicolas Behr, além de Mazinho Souza, idealizador do Goiânia Clandestina e autor de 2 livros publicados.
Segundo Mazinho Souza, “a Escola de Escritores é muito mais que um curso de formação – é um espaço de resistência cultural no qual vozes marginalizadas se afirmam e contribuem para a transformação social. Nosso objetivo é oferecer as ferramentas necessárias para que cada participante possa resgatar suas raízes e construir novos caminhos para a literatura brasileira.”

A Escola de Escritores é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. O projeto contará com diversas ações de contrapartida e complementares para garantir o impacto e a inclusão dos participantes. Entre essas ações, destaca-se o Encontro Poético Final, previsto para acontecer em junho, no Pontão de Cultura Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia, além da publicação de um e-book, que compilará as obras, reflexões e aprendizagens dos participantes.

As inscrições já estão abertas no perfil do Instagram @goianiaclandestina. Para mais informações sobre o processo seletivo e detalhes do cronograma, os interessados podem acessar o perfil oficial do Goiânia Clandestina ou enviar mensagem para o e-mail goianiaclandestina@gmail.com

Tags: , ,