Prefeitura lança 2º etapa do Rearboriza Goiânia, no bairro mais quente da capital, neste sábado (03/06): Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) realizará plantio de 150 mudas de árvores no Setor Campinas, na Rua Quintino Bocaiúva, para abertura da Semana Mundial do Meio Ambiente
A prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente, realizará, no sábado (03/06), às 10h, o plantio de 150 mudas de árvores nativas do Cerrado e frutíferas em uma das vias menos arborizadas da capital, no setor mais quente de Goiânia, segundo pesquisa da UFG: a Rua Quintino Bocaiúva, em Campinas. A ação corresponde à segunda etapa do Rearboriza Goiânia, e as espécies a serem plantadas foram indicadas por biólogos da Amma como as mais apropriadas para o local.
“As espécies escolhidas para o plantio foram definidas de acordo com a largura da calçada, tamanho de cada quadra, tipo de fiação elétrica e aspectos relacionados à acessibilidade, como a quantidade de rebaixamentos existentes”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.
Serão plantadas mudas das espécies murta, resedá, fruta do leite, jabuticaba, pitanga, ipê de jardim, hibisco, calandra, ipê tabaco, ipê branco e jasmim do caribe. A Amma realizará os plantios na via com gradis e compostagem, que consiste na mistura de folhas das podas de árvores de parques da Capital. No dia-a-dia, a população e os proprietários das calçadas auxiliarão na manutenção, com água e cuidados necessários, até que as mudas se tornem árvores.
De acordo com o superintendente de gestão ambiental e licenciamento, Ormando Pires, o objetivo da ação é fazer com que Goiânia recupere grande parte de sua arborização, com a ajuda da população. “É importante aprimorar a consciência ambiental das pessoas, e essa via será um exemplo de recuperação de um microclima e macroclima agradáveis para o goianiense”, afirma o superintendente.
O plantio das árvores também colaborará para que o solo absorva água da chuva, tendo em vista que o setor Campinas é um dos que possui maior área impermeabilizada e, consequentemente, com maiores riscos de alagamento. A Amma também fará trabalhos de educação ambiental com comerciantes e a população local, além de orientá-los acerca do cuidado com as árvores na região. Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana foi acionada com o objetivo de reforçar a limpeza e manutenção de bocas de lobo no setor.
Em junho de 2021, a Amma realizou a primeira edição do Rearboriza Goiânia, com o projeto piloto na Rua Dr. Olinto Manso Pereira (Rua 94), no Setor Sul, que se transformou, então, na via mais arborizada de Goiânia. A rua havia sido arborizada anos atrás, mas perdeu tal característica após a retirada de árvores, muitas das quais já doentes, e a expansão do comércio na região. Com o projeto, foi totalmente rearborizada e as mudas plantadas já estão jovens, em médio porte, o que colabora para a melhoria do clima na região.
Em outros setores de Goiânia, moradores já podem solicitar o plantio de árvores em suas calçadas pelo WhatsApp do Disque-Árvore: (62) 9-9639-7495. Basta o solicitante preencher o formulário e enviar as fotos da calçada. Técnicos da Amma avaliarão os aspectos da calçada e indicarão a melhor espécie para plantio, que será realizado pelo órgão ambiental.
Serviço
Assunto: Amma lança 2º etapa do Rearboriza Goiânia no bairro mais quente de Goiânia
Data: 03/06 (sábado)
Horário: 10h
Local: Rua Quintino Bocaiúva – Setor Campinas
Fonte: Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia
Tags: Goiânia, Prefeitura, Rearboriza, UFG