Prefeitura de Goiânia retira mais de mil toneladas de entulho das redes de drenagem durante os mutirões dos 100 dias

12 de abril de 2025 às 15:55

Em média foram 372 toneladas retiradas por mês de bocas de lobo, ramais, poços de visita e bueiros, reflexo do descarte incorreto de lixo nas ruas da capital

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), retirou da rede de drenagem, nos primeiros três meses de 2025, mais de mil toneladas de entulho, resultado do descarte inadequado de lixo nas ruas da capital. O trabalho teve início em janeiro com o lançamento do primeiro Mutirão dos 100 Dias, e percorreu todas as regiões da cidade.

As equipes responsáveis pela rede de drenagem urbana realizam manutenções diárias, retirando resíduos que, além de dificultarem o escoamento da água, causam diversos pontos de alagamento em dias chuvosos.

Foram totalizadas 1.118.000 toneladas de entulho recolhidas durante a limpeza, incluindo a desobstrução de mais de 7 mil bocas de lobo e a limpeza de mais de 11 mil metros de ramais nos mutirões realizados. O serviço é feito de forma manual ou com o auxílio de caminhão hidrojato. As ações já foram executadas em centenas de ruas e avenidas da cidade, como, por exemplo, na Avenida Honestino Guimarães, no Setor Campinas, e na Avenida Mangalô, no Setor Recanto do Bosque.

Além disso, foram realizadas mais de 300 vistorias em bocas de lobo para prevenir futuras erosões decorrentes de infiltrações causadas pelo desgaste do tempo, que também podem obstruir a rede de drenagem. Também foram feitas 460 limpezas de córregos, garantindo o correto direcionamento das águas, uma vez que várias pontes estavam obstruídas por lixo. A limpeza dos mananciais colabora para evitar alagamentos nas regiões atendidas e faz parte de um trabalho preventivo realizado rotineiramente pelas equipes da Seinfra.

Fotos: Seinfra

Legenda: Limpeza da rede de drenagem é realizada manualmente e com uso de caminhão hidrojato

Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia