Ação reduz enchentes e melhora drenagem urbana, além de preservar as marginais e ribanceiras. População deve colaborar realizando descarte correto de lixo orgânico e entulhos
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), reforçou a limpeza de córregos da Capital, com prioridade para os trechos próximos de pontes. Os trabalhos iniciaram esta semana no Córrego Capim Puba, próximo à Goiás Norte, e segue para o Córrego Cascavel.
A ação visa garantir a fluidez do fluxo de água e contribui para a redução de enchentes e melhoria na drenagem da cidade.
“A equipe também realiza limpeza no encabeçamento das pontes, que é por onde há maior vazão de enxurrada que deságua na marginal”, destaca o presidente da Comurg, Alisson Borges.
A limpeza com remoção de substâncias orgânicas e inorgânicas, mato alto e galhos e coleta de entulho acontece regularmente, no entanto, foi intensificada em razão das chuvas. Como ação preventiva, recentemente a Comurg realizou limpeza e remoção de lixo em toda a extensão da Marginal Botafogo.
O planejamento de manutenção e drenagem urbana inclui os principais córregos da cidade. Além da retirada de entulhos, é feita a roçagem do mato alto. Por dia, chegam a ser retirados 500 quilos de resíduos de dentro dos leitos.
“A maioria dos rejeitos retirados são de entulhos e lixo jogados ilegalmente nas proximidades das ruas dos córregos”.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia
Tags: Goiânia