Prefeitura de Goiânia promove capacitação inédita de Agentes Comunitários de Saúde

Cursos com 16 horas são ministrados pelos palestrantes Pérsio Talarico e Felipe Rivelo, nomes renomados com profundo conhecimento em técnicas de relacionamento, e abordam valorização pessoal

16 de janeiro de 2024 às 10:01

Foto: SMS

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove capacitação inédita de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O objetivo dos cursos é a melhoria do relacionamento entre agentes e a população, como explica o titular da SMS, Wilson Pollara. “A parte técnica eles já dominam muito bem, sabem qual formulário preencher e o que medir. Queremos aperfeiçoar a parte de como chegar à residência, se portar, cumprimentar, além de como ganhar a confiança das pessoas”, informa.

Pollara destaca que a capacitação também visa a valorização do ACSs. “Queremos que o ACSs tenha consciência do quanto é importante. Ele é o elo entre o cidadão, a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Secretaria de Saúde. É ele o responsável pelo bom funcionamento da Atenção Primária, da promoção e prevenção da saúde, ele é fundamental para a construção do bem estar-físico, social e mental da população, então ele tem que estar bem preparado e também sentir orgulho do que faz”, ressalta.

Para alcançar os objetivos pretendidos, foram convidados dois palestrantes renomados e com profundo conhecimento em técnicas de relacionamento, abordagem e valorização pessoal: o gestor público e publicitário, especialista em liderança pelo Centro de Liderança Pública CLP/Harvard , Felipe Rivelo, que domina as técnicas utilizadas por empresas de vendas diretas como Avon e Hinode; e o administrador, publicitário, especialista em Marketing Residencial, e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pérsio Talarico.

A qualificação acontece desde a última quarta-feira (10/1), na Escola Municipal de Saúde Pública de Goiânia, e vai até o dia 26 de janeiro. Atualmente, o município conta com 1.050 ACSs, cada um fará 16 horas de curso. Nesta segunda-feira (15/1), foi encerrada a qualificação dos agentes do Distrito Sanitário Leste.

Agente comunitária há seis anos, Maria do Carmo Alves Rabelo está entre os profissionais que concluíram o curso nesta segunda-feira. “Foram três palestras maravilhosas, estava precisando disso pra dar um ‘up’ na minha profissão. Vou levar vários ensinamentos para o meu trabalho, como resolver algumas situações com o paciente, como tratar os colegas e, principalmente, uma mensagem que vou levar pra vida que é saber como se equilibrar em tudo, não só na vida emocional, mas também no trabalho”, comemora.

Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde e Combate de Endemias, Paulo Gomes de Brito participou do primeiro dia de curso. “O curso é ótimo e vai refletir na boa prestação dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, avalia.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

Tags: