Prefeitura de Goiânia oferece turmas de cursos profissionalizantes durante Mutirão

Aulas são realizadas durante esta semana, com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, totalizando 24 alunos

22 de fevereiro de 2024 às 11:03

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Goiânia disponibiliza, nesta semana, durante o Mutirão na Região Norte, duas turmas do curso de qualificação profissional em alongamento de unhas. As aulas, que já começaram, vão até o próximo sábado (25/2).

Ao todo são 24 alunos, divididos entre duas turmas (turno matutino e vespertino). As aulas serão ministradas ao lado de onde estão concentrados os estandes do Mutirão, na ONG Cidadania para todos. Ao final do Mutirão serão entregues os certificados.

As duas turmas fazem parte de outras 46 que estão em andamento, com 783 vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos para pessoas com idade acima de 18 anos. Além do certificado de conclusão, são disponibilizados lanche, vale-transporte e material didático aos alunos.

O projeto é realizado pelo Sine Municipal, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), e as inscrições foram realizadas na semana passada. Além das duas turmas do Mutirão, também há outra novidade, uma turma de artesanato voltada para idosos a partir de 60 anos.

Ao todo 30 cursos estão em andamento, como alongamento de unhas, de cílios, mídias sociais, modelagem e henna pra sobrancelhas, atendente de farmácia, administração de estoque, cerimonial de eventos, auxiliar de contabilidade, coaching, artesanato, informática básica e intermediária, montagem e manutenção de computadores, Excel, garçom, manicure e pedicure, maquiagem, operador de caixa, telefonista e recepcionista, rotinas administrativas, massoterapia, normas NR-10, porteiro, administração de pessoal, corte e costura, frentista, pedreiro e acabamento, libras, eletricista predial e pedreiro de edificações.

As aulas são ministradas pela manhã, tarde e noite, e se iniciaram nesta segunda (19/2) com carga horária que varia de acordo com o curso entre 40 e 160 horas.

O secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa de Goiânia, Geverson Abel, destaca que os cursos fazem parte de um esforço da Prefeitura de Goiânia para levar qualificação profissional a um número cada vez maior de pessoas.

“Pretendemos levar os cursos para diferentes regiões da cidade, com projetos de empregabilidade e de incentivo ao empreendedorismo. A primeira experiência é de levar cursos para dentro do Mutirão e outra turma focada no público de idosos com mais de 60 anos”, comenta Geverson.

Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) – Prefeitura de Goiânia

Tags: