Iniciativa garante oportunidades reais para que jovens, adultos e idosos iniciem ou deem continuidade aos estudos
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), intensifica a busca ativa de estudantes para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em comunidades de ocupação urbana e em setores da capital com demanda para essa etapa de ensino. A ação integra o Programa Brasil Alfabetizado, que faz parte do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA.
O objetivo da busca ativa é dar oportunidades aos jovens e adultos para iniciar ou continuar os estudos. As equipes da Gerência de Educação de Jovens, Adultos e Idosos percorrem comunidades de ocupação urbana, bairros com maior vulnerabilidade social e setores da cidade com demanda para EJA, identificando perfis e orientando sobre o acesso à escola. Paralelamente, a SME tem fortalecido parcerias com empresas privadas e instituições públicas, abrindo novas turmas.
O gerente da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Emerson Martins, ressalta que a intensificação da busca ativa vai além dos números. “Ela evidencia uma realidade social que estamos enfrentando com seriedade, responsabilidade e compromisso público. Alfabetizar jovens e adultos é garantir cidadania, ampliar oportunidades e romper ciclos históricos de exclusão”, destaca.
Atualmente, a EJA em Goiânia conta com 18 escolas que atendem o primeiro segmento do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), totalizando 44 salas de aula e aproximadamente 440 estudantes matriculados. A rede também oferece quatro turmas de EJA com Educação Profissional, em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG). Em 2025, ao final do ano letivo, 60 estudantes concluíram o primeiro segmento, e a meta para este ano é formar cerca de 100 educandos.
Estão em processo de abertura mais 2 salas de aula na EM Renascer, com 42 estudantes pré-matriculados, resultado do mapeamento e busca ativa, uma turma de Extensão no Centro de Trabalho Comunitário – Casa de Deus, situado no Setor Progresso e turmas em convênio com a empresa Consórcio Limpa Gyn, para atender 127 trabalhadores que precisam ser alfabetizados.
Matrículas
Podem se matricular jovens, a partir de 14 anos, e adultos que não concluíram a primeira fase do Ensino Fundamental. Não é exigida documentação escolar anterior, sendo necessário apenas documento pessoal e comprovante de endereço.
A EJA oferece professores qualificados, jantar diariamente, material escolar e uniforme gratuitos. As matrículas podem ser realizadas pelo site da Secretaria (https://sme.goiania.go.gov.br/) ou presencialmente nas unidades escolares.
Relação de Escolas que atendem EJA na RME:
Relação de instituições parceiras que atendem EJA na RME:
Fotos: Divulgação/SME
Legenda: Visitas de busca ativa são realizadas pelos profissionais da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia