Intervenção foi realizada em 69 dias, enquanto cronograma inicial previa a entrega em 120 dias. Estratégia da administração incluiu medidas para mitigar impacto no trânsito e reforço do serviço aos finais de semana. Sinalização será implantada após 15 dias, período de cura do asfalto
A Prefeitura de Goiânia concluiu as obras de recapeamento da Avenida T-9 em menos de 70 dias, quase metade do tempo previsto pelo cronograma oficial. Os 10,2 quilômetros da via foram totalmente recuperados e a obra finalizada no último domingo (14/1), após uma estratégia de trabalho que visou mitigar o impacto no trânsito e dinamizar os trabalhos aos finais de semana. Agora é preciso aguardar um período de 15 dias para a cura do asfalto e, em seguida, implantar a sinalização horizontal de trânsito.
“Nos preocupamos em garantir que os contratos firmados pela administração sejam cumpridos com qualidade e rapidez, evitando que obras importantes se arrastem por anos, como aconteceu no passado. Concluímos 79% do programa de recapeamento iniciado pela gestão anterior, lançamos o Programa 500 Km e estamos avançando com obras por toda a Capital. Sempre respeitando o cronograma e, inclusive, concluindo o serviço antes do tempo previsto”, afirmou o prefeito Rogério.
A obra de recuperação da Avenida T-9 foi lançada no dia 6 de novembro de 2023, dentro do Projeto 500 Km, com previsão de entrega para 120 dias e um custo total de R$ 10 milhões. O trabalho foi dividido em três etapas: da Rua Santo Agostinho à Avenida T-9, sobre a Ponte do Córrego Cascavel; de lá até o Córrego Vaca Brava, e o último, até a Avenida 85. O usuário pôde trafegar por meio da via reversa, estratégia utilizada pela prefeitura para reduzir o impacto no trânsito durante a intervenção.
O uso da tecnologia foi outro diferencial da obra. Na intervenção, foi adotado o remendo profundo, tecnologia que amplia a resistência e a vida útil do asfalto, evitando a formação de ondulações na pista.
“Cobramos celeridade na entrega dos serviços da Avenida T-9 devido a sua importância para a Capital. Reforçamos as equipes e também os trabalhos durante o final de semana. Outro fator importante foi o acompanhamento cotidiano da execução do serviço pela empresa, para garantir que tudo estava conforme o projeto e dentro do prazo estabelecido”, explica o secretário municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Denes Pereira.
O próprio prefeito Rogério realizou diversas vistorias nos andamentos do trabalho durante todo o período da obra. Além disso, técnicos da Seinfra acompanharam o cotidiano da execução do serviço. O mesmo sistema foi adotado durante o trabalho de recuperação da Avenida Anhanguera, que foi entregue com 90 dias de antecedência em relação ao prazo inicial.
Sinalização
De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), após a conclusão das obras é preciso aguardar um prazo de 15 dias, período em que o asfalto passa por um processo de cura. Enquanto isso, as equipes já realizam a pré-marcação para a execução do serviço mecânico, que realiza a pintura das divisórias de pistas e a de aproximação dos semáforos. As faixas de pedestre serão feitas manualmente e também serão preservadas as faixas exclusivas de ônibus. O serviço será realizado em dias que não ocorrerem chuvas.
500 Km
As obras de recapeamento da Avenida T-9, junto com as das avenidas Independência e 85, são consideradas prioritárias no âmbito do Programa 500 Km, lançado em agosto de 2023 e com investimento previsto de R$ 357 milhões. O projeto irá beneficiar mais de 100 bairros e 600 vias de Goiânia. Somado ao programa 630 Km, lançado pela administração anterior, mas que teve 79% das suas obras realizadas na gestão do prefeito Rogério, serão mais de mil quilômetros de asfalto recuperados até o final de 2024.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Tags: Goiânia