A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), emitiu 50 autorizações para ambulantes eventuais que atuarão no pré-Carnaval da capital, no sábado (7/2). As licenças estabelecem regras de ocupação e circulação, com restrições em pontos estratégicos, para garantir o fluxo de pessoas e o acesso a serviços de emergência.
Uma das principais medidas de segurança é a proibição da presença de vendedores ambulantes em frente ao palco montado na Avenida 85. A restrição técnica garante que o fluxo de pessoas ocorra de forma eficiente, evitando incidentes em momentos de maior concentração de público e garantindo rotas livres para eventuais atendimentos.
O secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternella, destaca que a prioridade da pasta é conciliar o apoio ao trabalhador ambulante com a segurança do cidadão. “As regras de ocupação foram definidas para que a festa ocorra sem incidentes, permitindo que o público aproveite o evento com mobilidade e tranquilidade”, destacou o secretário.
Fiscalização
Durante todo o evento, equipes de fiscalização da Sefic estarão posicionadas para verificar o cumprimento das normas municipais. O objetivo é assegurar que apenas os vendedores devidamente autorizados e cadastrados comercializem produtos nos locais determinados, combatendo o comércio irregular que possa comprometer a organização da festa.
“Teremos equipes atuando de forma itinerante e fixa verificando todas as licenças. O objetivo não é apenas fiscalizar, mas orientar o comerciante e garantir que o Pré-Carnaval de Goiânia seja um exemplo de organização e respeito aos espaços públicos”, pontuou Peternella.