Somente no 29º Mutirão dos 100 dias, realizado neste sábado (5/4), Amma entregou 170 mudas na Região Oeste da capital
A cidade de Goiânia ganhou um reforço importante na arborização urbana: 2.895 novas mudas foram distribuídas à população nos primeiros 100 dias de 2025. O número é resultado das ações realizadas pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), por meio das edições do Mutirão dos 100 dias, além de outras doações e plantios promovidos no período.
Durante a 29ª edição do mutirão, realizada neste sábado (5/4), a Amma entregou 170 mudas — sendo 100 de espécies nativas e 70 de plantas medicinais — na Região Oeste “F”. Além das doações, os técnicos da agência prestaram orientações sobre plantio, cuidados com as espécies e esclareceram dúvidas sobre os serviços ambientais oferecidos pelo município.
“Goiânia é reconhecida pela ONU como uma das cidades mais arborizadas do mundo, e a Amma trabalha todos os dias para manter esse título. A distribuição de mudas, o plantio e os cuidados com a saúde das árvores fazem parte desse compromisso”, afirmou a presidente da Amma, Zilma Peixoto.
Entre as espécies nativas distribuídas estavam pé de tamarindo, caroba, ipê-rosa e aroeira-pimenteira. A ação também teve forte apelo comunitário, como no caso da dona de casa Liomar Silva, que recebeu uma muda de goiabeira. “Fico muito feliz em receber essa muda. Agora vou plantar no meu quintal e cuidar com carinho”, afirmou.
Serviços de saúde e assistência social
Além da entrega de mudas, o mutirão ofereceu dezenas de serviços gratuitos de saúde e assistência social à população da Vila João Vaz e bairros vizinhos. Entre os atendimentos realizados estavam consultas médicas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatites virais e sífilis. A equipe de saúde também promoveu ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou que a iniciativa busca facilitar o acesso da população aos serviços básicos, especialmente para quem tem dificuldades de locomoção até as unidades de saúde. A dona de casa Greyce Kelly levou as filhas para serem vacinadas contra a influenza e elogiou o atendimento. Já Maria Aparecida Souza, de 68 anos, aproveitou a oportunidade para medir a pressão e atualizar o cartão de vacinação. Ambas destacaram a importância de ter esse tipo de serviço próximo de casa, o que facilita os cuidados com a saúde no dia a dia.
Fotos: Divulgação
Legenda 1: Dona Liomar recebe muda de goiabeira distribuída por equipe da Amma
Legenda 2: Greyce Kelly levou as filhas para serem vacinadas contra a influenza e elogiou o atendimento da Prefeitura durante o mutirão
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) se Secretária Municipal de Saúde – Prefeitura de Goiânia