Prefeitura de Goiânia disponibiliza Ecoponto São José para descarte correto e gratuito de entulhos na Região Oeste

Espaço coordenado pela Comurg fica localizado na Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, e integra uma lista de cinco endereços à disposição da população em Goiânia para o recebimento de resíduos

28 de maio de 2024 às 08:10

Foto: Luciano Magalhães

Moradores dos setores Jardim São José, Campinas, Capuava e outros da Região Oeste da capital têm alternativa para o descarte correto e gratuito de entulhos. A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), mantém em operação o Ecoponto São José.

O espaço, apropriado para receber restos de construção civil, galhadas, móveis inservíveis, pneus e até óleo de cozinha, fica localizado na Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda. O horário de funcionamento é das 7h às 22h, todos os dias da semana.

“O morador chega com a carretinha com os resíduos, informa aos nossos colaboradores seu nome, endereço, placa do veículo e tipo de material que deseja despejar e, em seguida, faz o descarregamento. Tudo muito prático e sem necessidade de agendamento”, afirma o presidente da Comurg, Rodolpho Bueno.

Além do São José, a Prefeitura de Goiânia mantém também outros quatro Ecopontos na capital com o mesmo método e horários: o Faiçalville, Campos Dourados, Parque Eldorado Oeste e o Guanabara, que está passando por reforma para melhor atender a comunidade e, em breve, será reinaugurado.

Levantamento da Comurg aponta que em 2023 os cinco ecopontos receberam 11 mil toneladas de restos de obras, 238 toneladas de podas, 490 toneladas de bagaço, 541 toneladas de recicláveis, dentre outros resíduos. Os itens aproveitáveis foram encaminhados a cooperativas de reciclagem parceiras.

“Apesar dos números positivos, ainda removemos todos os meses 55 mil toneladas de entulhos de ruas, calçadas, praças e outros espaços públicos. Lixo que prejudica toda a comunidade. Estamos trabalhando para conscientizar cada vez mais as pessoas a praticar o descarte consciente através dos ecopontos”, destaca Rodolpho Bueno.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Tags: