Prefeitura de Aparecida de Goiânia amplia público da vacinação contra a dengue para 14 anos de idade

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos podem receber a imunização em 38 postos fixos. SMS também segue com a vacinação escolar

1 de março de 2024 às 11:01

Foto: Arquivo Secom

A partir desta sexta-feira, 1º de março, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai ampliar o público da vacinação contra a dengue para 14 anos de idade. Assim, o imunizante passa a ser ofertado para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A definição da faixa etária segue as determinações do Ministério da Saúde, que considerou, para tanto, os grupos que apresentam maior número de casos, complicações e óbitos pela doença.

A Qdenga, vacina contra a dengue, está disponível em todos os 38 postos de vacinação da cidade. Para receber o imunizante, as crianças e adolescentes de 10 e 14 anos devem apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinação, além de estarem acompanhadas de um responsável maior de idade.

Para facilitar o acesso à vacina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também tem levado o imunizante para as escolas da cidade.

Clique aqui e confira o cronograma de vacinação escolar dos próximos dias (o documento será atualizado ao longo da campanha)
Baixar

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, explica que a vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses: “O adolescente recebe a vacina e três meses depois precisa de uma nova dose para ficar totalmente protegido. Por isso, é tão importante se vacinar logo, já que estamos em um momento de aumento de casos da doença em todo o país e a proteção completa não é imediata”. Ele lembra ainda que a Qdenga pode ser aplicada tanto em quem já teve a doença, quanto em quem nunca foi infectado.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, destaca que a vacinação nos postos de Aparecida funciona sem necessidade de agendamento: “Basta apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacinação. Não precisa de comprovante de endereço. Nosso objetivo é facilitar o acesso e proteger o maior número de crianças e adolescentes”.

Balanço da vacinação

Até ontem, 28 de fevereiro, Aparecida aplicou 3.869 doses de vacinas em crianças de 10 e 11 anos. Agora, com a ampliação do público, o município espera avançar na imunização. Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Aparecida na faixa etária de 10 a 14 anos é de 36.475 crianças e adolescentes.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, avalia que a procura está abaixo do esperado e alerta os pais e responsáveis: “Nossa estimativa era ter vacinado pelo menos 5 mil adolescentes. Temos 38 postos de vacinação, 10 funcionando em horário estendido, e escolas que receberam a imunização in loco. Temos traçado estratégias que facilitem o acesso e precisamos da adesão da população. As vacinas são seguras e eficazes”.

A coordenadora lembra ainda que a vacinação é só mais uma estratégia de combate à dengue. “Ela é uma importante ferramenta de combate à doença, um grande avanço, que somada às ações de limpeza e eliminação dos criadouros do mosquito aedes podem transformar o cenário epidemiológico do país”, afirma.

Postos de Vacinação

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira os locais:

Tags: