Prefeitura de Anápolis e Juceg lançam ambiente virtual que facilita a abertura de empresas 

RedeSim unifica e reduz a burocracia necessária para a abertura de empresas, permitindo que empreendedores e contadores economizem tempo

28 de maio de 2024 às 13:46

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Anápolis e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) lançaram, nesta última segunda-feira, 27, no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITEC), o ambiente virtual RedeSim. Esse sistema simplifica a abertura de empresas ao reunir, em um único local, os órgãos de registro, cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, OAB, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente.

Com essa nova plataforma, a Prefeitura apresenta um modelo unificado que reduz a burocracia necessária para a abertura de empresas, permitindo que empreendedores e contadores economizem tempo e acelerem todos os trâmites processuais. “Tudo era feito manualmente, agora, temos toda uma rede digital com a RedeSim. Isso significa que agora o contador e o empresário podem realizar todo o trabalho de forma digital e com grande rapidez”, ressaltou o vice-prefeito Márcio Cândido.

Antes dessa implementação, os usuários precisavam solicitar a abertura da empresa na Junta Comercial via portal do empreendedor, sem a validação da Prefeitura municipal quanto ao endereço e à atividade. Isso resultava em problemas como a escolha de endereços inadequados e atividades não permitidas no local. Agora, com a consulta prévia locacional implantada, os anapolinos receberão retorno em tempo real. A Prefeitura validará automaticamente, no momento do preenchimento das informações no site, se a atividade é permitida naquele endereço.

“Esta iniciativa marca um novo capítulo na história empresarial de Anápolis. Com a RedeSim, estamos construindo pontes entre empreendedores e oportunidades, simplificando processos e incentivando o crescimento econômico. É um passo significativo rumo a um ambiente de negócios mais dinâmico e competitivo em nossa cidade”, pontuou o secretário de Indústria e Comércio, Geraldo Lino.

A partir de junho de 2024, o empresariado anapolino contará com a consulta prévia automatizada para a abertura de empresas. A integração de Anápolis, uma das maiores cidades de Goiás, à RedeSim é um marco importante e trará vários benefícios imediatos ao município, segundo o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira. “Imagine a economia de tempo que o empresário e seu contador terão ao reunir, em um único ambiente virtual, todos os entes necessários para constituir uma empresa e obter o CNPJ em questão de poucas horas. É um compromisso do Governo de Goiás, por meio da Juceg, facilitar a vida do empresário, e é isso que estamos fazendo ao digitalizar e desburocratizar processos. Todos os 246 municípios goianos estão engajados na implementação da RedeSim”, explicou.

Tags: