Visando maior conforto para pacientes e melhores condições de trabalho para os servidores, a Prefeitura realizou melhorias no Centro de Saúde (CS) Isabel Maria da Silva; já foram revitalizadas 67 das 88 unidades de saúde da Capital
O prefeito Rogério entregou nesta quinta-feira (6/6) a revitalização do Centro de Saúde (CS) Isabel Maria da Silva, localizado na Rua 11 de Junho, Viela Q. 11, Vila Maria Dilce. A atual gestão já revitalizou 67 das 88 unidades de saúde.
O Centro de Saúde não passava por revitalização desde 2018. Dentre os serviços realizados estão pintura geral, pintura com repelente (que forma uma película protetora contra vários mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya, e também a troca de portas, piso, vasos sanitários e pias, roçagem e jardinagem.
A unidade também recebeu seis computadores novos e cinco aparelhos de ar-condicionado. Já são mais de 500 aparelhos novos instalados pela prefeitura nas unidades de saúde do município. O Centro de Saúde da Vila Maria Dilce funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e atende uma média de 2,8 mil pessoas por mês. No local, há atendimento médico nas especialidades de ginecologia, obstetrícia, pediatria (inclusive de alto risco) e médico generalista.
O Centro de Saúde, que conta com farmácia própria, também disponibiliza atendimento odontológico, testes do pezinho, aferição de glicemia e pressão arterial, acompanhamento para pacientes com tuberculose e hanseníase, além de curativos.
“Desde que assumimos a gestão municipal, ainda com o impacto da Covid-19, tratamos o tema como prioridade e não poupamos esforços para enfrentar de frente todos os reflexos da pandemia. Ainda assim, nunca se investiu tanto na saúde como atualmente. Temos avançado tanto na qualidade da assistência à população quanto na melhoria da estrutura física das unidades de saúde”, afirmou o prefeito Rogério, ao assegurar que todas as unidades serão revitalizadas em sua gestão. “Já reformamos 67 unidades e vamos beneficiar todas as 88 unidades de saúde existentes”, assegurou.
Titular da Secretaria de Saúde, Wilson Pollara afirmou que das 88 unidades municipais, 67 já foram revitalizadas, e que até o final desta gestão as demais serão concluídas. “Essa é uma promessa e um compromisso que eu fiz, quando assumi a gestão da Saúde, em Goiânia, e estou sempre atento à essa questão, porque é isso que atende a população. As unidades de pronto-socorro e de emergência estão lotadas, por pessoas que buscam atendimentos simples. Por isso, quanto mais formos ágeis no atendimento, com as principais especialidades, como clínica geral, pediatria e a gineco-obstetrícia, nós vamos resolver a grande maioria dos casos de necessidade da população.
Wilson Pollara reafirmou sua posição de continuar trabalhando em prol da saúde em Goiânia. “Trabalharemos fortemente para que o senhor, prefeito Rogério, possa mostrar que nunca ninguém fez a revitalização em tão pouco tempo em tantas unidades de saúde em Goiânia. O senhor está de parabéns e é um orgulho participar da sua equipe”, pontuou o secretário.
A coordenadora-geral do Centro de Saúde Isabel Maria da Silva, Suelma Santos, agradeceu ao prefeito pela revitalização da unidade, enfatizando que o foco da atual gestão é cuidar das pessoas. “É um prefeito que cuida da gente, servidores, e está sempre acompanhando o dia a dia das unidades de saúde”, afirmou.
Moradora do Jardim Nova Esperança, Maria Ribeiro dos Santos elogiou a nova estrutura da unidade de saúde, local que sempre procurou por atendimento. “Com a reforma, encontrei um médico especialista no tratamento de pacientes com diabetes. Ontem mesmo me consultei e fui muito bem recebida. Com a reforma, a unidade ficou mais organizada, tudo bem limpinho e com bom atendimento por parte dos funcionários”, afirmou.
Obras em andamento
No momento, a Prefeitura está com obras em 11 unidades de saúde. São elas: Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), Distritos Sanitários de Saúde Campinas, Oeste e Noroeste, Cais Amendoeiras, Ciams Novo Horizonte, Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Água Viva, Centro de Saúde Água Branca e USF Curitiba.
Também passam por reforma a Unidade de Vigilância em Zoonoses e a UPA Guanabara, que ofertará atendimento adulto e infantil de urgência 24 horas por dia, com 15 leitos e capacidade para atender até 450 pessoas por dia. Nos próximos dias, serão iniciadas as obras da Unidade de Saúde da Família (USF) Cerrado IV e retomada a obra do Centro Municipal de Especialidades (CEM).
Obras entregues pela atual gestão
Além da revitalização de 67 unidades, a atual gestão entregou três grandes unidades de saúde: Unidade de Saúde da Família (USF) Alto do Vale, com capacidade para atender 28 mil pacientes; a USF Riviera, com capacidade para atendimento de 20 mil pacientes; e a São Carlos, com média de 20 mil atendimentos usuários, e que abriga o Programa de Residência Médica em Medicina da Família.
Em 2021, o prefeito Rogério inaugurou o Centro Integrado de Pediatria (Ciped), primeiro espaço público com especialização no Centro-Oeste. A unidade, que funciona no Ciams Dr Domingos Viggiano, no Jardim América, tem nove consultórios e está em pleno funcionamento. Em dezembro de 2022, foi inaugurada a primeira Usina Produtora de Oxigênio do município de Goiânia, no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), que atende toda a demanda da unidade. Também foi inaugurado o Núcleo de Educação Permanente do Samu, voltado para a formação e atualização dos profissionais da área.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia