Projeto elaborado pela Prefeitura após sucessivas reuniões com o Fórum Empresarial, será apresentado aos goianienses no aniversário da Capital, dia 24 de outubro. “Queremos que o Centro seja atrativo, dia e noite, com comércios abertos, pessoas circulando, e vida cultural pujante”, afirma prefeito
O Plano de Requalificação do Centro de Goiânia está previsto para ser lançado no dia 24 de outubro, quando a Capital completa 90 anos de fundação, afirmou o prefeito Rogério nesta quarta-feira (18/10). O projeto é fruto de reuniões periódicas promovidas pela Prefeitura com representantes do Fórum das Entidades Empresariais do Estado de Goiás (FEE), em que foram debatidos eixos temáticos e ações prioritárias no processo de revitalização da região.
A proposta, também chamada de “Um Centro Vivo, um Centro para todos”, visa tornar a região como um espaço público atraente para novas empresas, retorno das pessoas como centro de compras e de lazer e cultura, com a retomada das atividades esportivas. O projeto também inclui melhoria da mobilidade, reforço na segurança e a preservação do acervo Art Déco, formado por prédios ao redor da Praça Cívica, um marco histórico da construção de Goiânia.
O prefeito fez questão de destacar, como atrativo para a permanência e instalação de novas empresas, incentivos fiscais voltados para habitação e fomento à economia. “A nossa gestão trabalha fortemente com uma política de incentivos fiscais, para levarmos a requalificação do Centro da nossa cidade”, pontuou Rogério.
Dos incentivos fiscais para a Região Central da Capital, o prefeito Rogério destacou pontos como a isenção do IPTU, por mais de 15 anos, mais isenção de ITBI para aquisição de imóveis para fins de estacionamento; e isenção de 100% do IPTU por três anos, e 40% por mais dois anos para imóveis comerciais que readequarem fachadas e engenhos publicitários.
Os incentivos também alcançam a isenção de 100% do IPTU para imóveis que passarem por retrofit e 40% por mais três anos; isenção de 100% do IPTU por cinco anos, e 60% por dez anos para novos imóveis residenciais; isenção de 100% do IPTU por oito anos e 60% por mais 13 anos para imóveis que passarem por retrofit; e ainda isenção total de ITBI e isenção de taxas.
O termo retrofit – que abarca reforma, renovação, reabilitação e restauração – é adotado pelo mercado para se referir a projetos e obras com o objetivo de dar nova vida a edificações e prédios antigos. São intervenções que visam à repaginação de fachadas de prédios. A revitalização do Bosque dos Buritis, também está incluída no projeto, além de tratativas sobre o Jóquei Clube e mercados municipais.
Efervescência cultural
Na parte cultural, por exemplo, o Beco da Codorna, um museu de arte a céu aberto, foi revitalizado em 2022, com nova iluminação, melhoria no asfalto e outros benefícios. “Queremos aplicar o conceito de morar, trabalhar e se divertir no Centro de Goiânia. No beco temos belos painéis de arte urbana, feitos por artistas da nossa cidade. Objetivo é fazer com que a arte do Beco da Codorna seja conhecida em todo mundo”, afirmou Rogério Cruz à época em que anunciou a requalificação do espaço.
No cenário de shows, o prefeito Rogério destacou as apresentações culturais de artistas locais, antes dos shows com artistas de renome nacional. “Esse é o nosso projeto, que é a valorização dos nossos talentos locais, em todas as suas vertentes, como circo, teatro e dança”, afirmou. Para o prefeito, Goiânia vive um momento de efervescência cultural porque em gestões anteriores eram realizadas 40 atividades culturais anualmente, esse número saltou para mais 400 por ano, em sua gestão.
Mais segurança
Para além das mudanças estruturais do Centro de Goiânia, o prefeito Rogério destacou o papel da Guarda Civil Metropolitana na garantia da segurança na região. “Nossos agentes reforçaram o policiamento no local e isso deve ser permanente”, afirmou. “Queremos que o Centro seja atrativo, dia e noite, com comércios abertos, pessoas circulando, e vida cultural pujante”, pontuou.
Uma das medidas já tomadas é o projeto “GCM Presente”, desenvolvido pela GCM, que visa combater a criminalidade e oferecer mais segurança à população nos espaços públicos. Para o prefeito, a efetivação do projeto piloto GCM Presente “visa à redução criminal nas áreas de maiores incidências, por meio do emprego de efetivo diretamente nos logradouros públicos, praças e parques da cidade, trazendo, assim, uma sensação de segurança aos munícipes”.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
Tags: prefeitura de goiânia