Natural de Inhumas (GO), a menina Cecília Sebba de apenas 9 anos, participará da 16ª edição do Grand Prix em Tietê (SP)

9 de março de 2025 às 09:04

Competidora já é considerada grande promessa de atleta de alto nível em esporte de três tambores

Cecília Sebba, natural de Inhumas (GO), de apenas 9 anos de idade, participará nos próximos dias 15 e 16 de março, da décima sexta edição do Grand Prix, um dos eventos mais aguardados pelos amantes dos Três Tambores, que é referência no esporte, e que será realizado no Haras Raphaela, localizado na cidade de Tietê – (SP).

O Grand Prix de três tambores engloba R$1.000.000,00 em premiação garantida, carro zero km no 1º lugar da melhor média, moto para o 2º, 3º e 4º lugar e ainda mais um carro zero km se houver quebra de recorde nacional.

O esporte de Três Tambores está cada vez mais presente nas festas de peão (rodeios), feiras agropecuárias e eventos promovidos por diversas associações de raças equinas, com destaque para a Raça Quarto de Milha, Paint Horse e Appaloosa, sendo apreciado pelos espectadores e conquistando mais adeptos e fãs.

Como Cecília se tornou uma atleta de alta performance com apenas 9 anos de idade?

Nascida em Inhumas, região metropolitana de Goiânia, mas que preserva as tradições goianas, aos 7 anos já pediu um cavalo de presente. Pai atento e apaixonado pelo campo e pela filha, Alexandre Sebba deu de presente uma égua quarto de milha. Batizada como Skala, foi adquirida em um haras de Damolândia (GO). Logo Cecília começou a montar e cavalgar. Para a surpresa, ela mesma pesquisou e descobriu o esporte Três Tambores e disse ao pai que queria aprender.

Alexandre buscou referências e descobriu o treinador, Fio em Bauru (SP), considerado um dos melhores no ramo. Cecília conseguiu uma vaga e foi matriculada no curso. A égua Skala acompanhou a dona e também começou os treinos. Ocorre que Skala precisaria de um ano de treinamento para estar apta a praticar o esporte com desenvoltura.

Já a história de Cecília foi diferente. Nas primeiras aulas, ela já impressionou a todos, principalmente o treinador Fio, que logo deu a notícia ao pai da menina. “Sua filha é uma atleta de alto rendimento. Não podemos esperar. Ela precisa competir logo”. Assim, Cecília começou a montar nos animais do Haras de Bauru e na primeira competição já ficou em sexto lugar. Todos queriam saber de onde veio a menina que com tão poucos treinos apresentou resultado tão impressionante.

Para Alexandre é um dom que tomou conta da vida da menina e da vida dele, pois a acompanha em todas as aulas. “Ela é apaixonada por esse esporte. Se deixarmos ela querer dormir no Haras para acordar cedinho para praticar”. O cuidado agora é para não descuidar dos estudos. Os treinos em São Paulo não atrapalham o calendário escolar, pois a escola apoia a esportista para que ela não perca nenhum conteúdo. “Ela é muito aplicada na escola também”, diz ele.

Enquanto a égua Skala praticava os Três Tambores, Cecília ganhou do pai a égua Nara Crusher, também uma quarto de milha, com quem vem se dando muito bem. “Elas se adaptam muito rápido uma à outra” conta o pai. Sobre os perigos do esporte, Alexandre não esconde a preocupação. “É uma criança em cima de um animal de meia tonelada. Mas era o sonho dela que estava sendo realizado. Ver minha filha feliz não tem preço”, diz o pai todo orgulhoso.

Outras competições

Cecília Sebba também irá participar do Campeonato Brasileiro da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), competindo em duas categorias, que vai ser realizado entre os dias 23 e 29 de abril em Araçatuba – (SP).
A competidora já participou da terceira etapa do XXVIII Campeonato do Núcleo Bauruense do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), realizado no Recinto Mello de Morais na cidade de Bauru – (SP), ficando em sexto lugar, entre os 20 competidores, e sendo a grande sensação da competição, montando o animal (égua) Nara Crusher, uma vez que realizou apenas sete treinos com o seu treinador, o renomado Abelino Rodrigues, o Fio, como é conhecido no meio. Cecília Sebba já é considerada como uma grande promessa de atleta de alto nível.