Na gestão do prefeito Rogério, Goiânia amplia ano após ano número de atendimentos médicos de urgência

Em 2021, primeiro ano da atual administração, Capital realizou mais de 817 mil atendimentos. Em 2022, número superou marca de um milhão. No ano seguinte, município fechou o balanço com mais de 1,1 milhão de atendimentos em unidades de urgência e emergência

17 de janeiro de 2024 às 10:02

Foto: Jackson Rodrigues

A Prefeitura de Goiânia ampliou, na atual administração, o número de atendimentos de urgência e emergência na rede municipal de saúde. Em 2021, primeiro ano da gestão do prefeito Rogério, foram realizados 817 mil atendimentos. Em 2022, como resultado da ampliação da oferta de serviços, o número de atendimentos superou a marca de um milhão. No ano seguinte, município fechou o balanço com mais de 1,1 milhão de atendimentos em unidades de urgência e emergência.

Situadas em todas as regiões da cidade, as unidades de urgência realizaram os atendimentos e procedimentos médicos conforme a classificação de risco dos pacientes adultos e de pacientes que necessitaram de atendimento nas áreas de pediatria, ortopedia e psiquiatria.

Ao todo, durante os últimos três anos, foram realizados 3.029.756 atendimentos nas unidades que atendem 24 horas. O prefeito Rogério atribui o número recorde às ações desenvolvidas pela administração municipal para segurar uma resposta rápida e bem coordenada às demandas dos pacientes. “Apesar dos desafios diários, a rede de saúde de Goiânia é integrada e assegura assistência especializada nos casos de maior urgência”, explica.

Secretário municipal de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara ressalta que a rede de urgência é voltada para o atendimento de situações que necessitam de procedimentos imediatos, como hipertensão, quedas com suspeita de fratura, febre alta, cólicas renais, falta de ar intensa, convulsões e dores no peito. “A rede de urgência e emergência é uma prioridade e trabalhamos para fortalecer e ampliar a capacidade de atendimento para garantir que cada pessoa receba a assistência necessária no momento certo”, destaca.

Sistema integrado
O sistema de urgência e emergência é robusto, garante assistência em casos graves, é integrado à Central de Regulação do Município e divide o atendimento por grupos. Para o público infantil, os serviços são disponibilizados no Cais Campinas, nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, Itaipú e Maria Pires Perillo.

Para os adultos, a rede de urgência atende nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Amendoeiras, Bairro Goiá, Cândida de Morais, Campinas, Finsocial e Vila Nova. A população adulta pode procurar atendimento também nos Centros Integrados de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Novo Horizonte e Urias Magalhães e nas Upas Jardim América, Dr. Paulo de Siqueira Garcia, Maria Pires Perillo, Itaipú e Novo Mundo.

Nos casos de urgência, o atendimento ortopédico é oferecido no Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (Crof), no Setor Aeroviário, e em outras duas Upas: Itaipú e Maria Pires Perillo. A rede disponibiliza, ainda, atendimento 24 horas por dia no Pronto-Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc.

Sintomas leves
Para situações com sintomas leves, os pacientes devem procurar a rede de atenção primária, que é porta de entrada da rede municipal de saúde. Goiânia conta com 75 unidades para atendimentos de sintomas gripais, dores abdominais, mal-estar, conjuntivite e diabetes.

São, ao todo, 53 Unidades de Saúde da Família (USF) e 21 Centros de Saúde (CS), onde também são ofertadas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Mais informações sobre a rede de atenção primária e de urgência e emergência, a relação das unidades e os canais para marcação de consultas podem ser acessadas através do site goiania.go.gov.br/urgenciaemergencia. No endereço eletrônico, as pessoas podem entender sobre o funcionamento do teleconsulta e ter acesso a detalhes do aplicativo Saúde Fácil para a marcação de consultas.

Número de atendimentos em 2021:
Atendimento infantil – 62.306
Atendimento adulto – 754.851
Total de atendimento – 817.157

Número de atendimentos em 2022:
Atendimento infantil – 125.978
Atendimento adulto – 969.224
Total de atendimento – 1.095.202

Número de atendimentos em 2023:
Atendimento infantil – 137.650
Atendimento adulto – 969.747
Total de atendimento – 1.107.397

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

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