Agentes de combate a endemias visitaram mais de mil casas e combateram 36 focos do mosquito da dengue. População teve acesso a vacinação, consulta médica e testes rápidos de IST
O 17° Mutirão dos 100 dias promovido pela Prefeitura de Goiânia levou serviços de Saúde para a população da Região Noroeste, no último sábado (8/3). O evento foi solicitado pelo vereador Henrique Alves (MDB) ao prefeito Sandro Mabel (União), contando com cursos, palestras, oficinas, Sine móvel, assistência jurídica e outras ações.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde ( SMS), os moradores tiveram acesso a consultas médicas com clínico geral, distribuição de kits de higiene bucal, atualização de cadernetas de vacinação, visitas domiciliares para controle do Aedes aegypti, vacinação antirrábica, testes rápidos para meningite e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), orientações para prevenção de doenças e dosagem de glicemia.
Ao todo, 71 doses de vacina foram aplicadas. Além disso, foram feitos 63 testes de ISTs, 26 dosagens de glicemia e sete testes de COVID-19. A ação contou também com a vacinação contra a raiva, onde 50 pets foram imunizados.
Entre os serviços disponíveis para os presentes: oficina de defesa pessoal, Sine móvel, palestras sobre empreendedorismo feminino, assistência jurídica sobre os direitos da mulher e encaminhamentos para programas sociais. “A Região Noroeste é uma das regiões que a gente tem um trabalho muito forte. É uma região na qual fui muito bem votado e é uma região que precisava muito desse tipo de serviço: de limpeza urbana, troca de lâmpada, tapa-buracos. Por isso fiz esse pedido especial ao prefeito”, afirma o vereador Henrique Alves (MDB).
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) levaram atendimentos psicológico, jurídico e social, atendimentos do Cadastro Único e encaminhamento para programas sociais, confecção de carteiras (autista e idoso) e passaporte intermunicipal PCD.
Além disso, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) disponibilizou orientações sobre violência doméstica e familiar e encaminhamentos à Rede de Atenção à Mulher. A Secretaria Municipal de Educação (SME) participou com serviços da Telematrícula/Bolsa Família e oficinas de jogos, leituras e pinturas.
Ações contra a dengue
Os agentes de combate a endemias (ACEs) visitaram mais de mil casas e combateram 36 focos do mosquito transmissor da dengue. Mais de 550 casas se encontravam fechadas, que dificulta a ação dos ACES.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, reforçou que ações têm sido feitas para conter o avanço da doença na Região Noroeste, que ocupa a primeira posição com casos prováveis de dengue na capital. “Temos aumentado o número de visitas de agentes nas casas da região, pois, a maioria dos moradores sai para trabalhar nas outras regiões da capital e as residências acabam ficando vazias. Os ACEs vão até cinco vezes no mesmo imóvel para conseguir encontrar um morador,” destacou Pellizzer.
Goiânia tem 4247 casos de dengue e segue em alerta com 12 óbitos sendo investigados.
Distribuição de mudas, trabalho e limpeza
Houve distribuição de mudas nativas do Cerrado e medicinais pela a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), além de orientações sobre denúncias e licenciamento ambiental. Visando, a diversão da juventude, a Secretaria Municipal de Esportes levou tênis de mesa e pebolim. Já a GoiâniaTur disponibilizou palestra, um tour virtual por Goiânia e fotografia especial em cenário de Goiânia, especialmente para mulheres, com direito a impressão de foto.
Quem buscava oportunidades no mercado de trabalho pode contar com o Sine Móvel, que ofereceu busca de vagas, encaminhamento para entrevistas, emissão de carteira de trabalho digital e inscrições para cursos de qualificação. O Procon Municipal também esteve presente, prestando orientações aos consumidores sobre seus direitos
Limpeza
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizou ações de capina, varrição, remoção e transporte de resíduos, roçagem, despraguejamento, limpeza de rios e nascentes e pinturas de meios-fios, entre outros. A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) por sua vez, realizou serviços de tapa-buracos, conserto e manutenção de bueiros e bocas de lobo, troca de lâmpadas e adaptações e correções de vias urbanas para conversão à direita e nos corredores de moto. A sinalização de trânsito ficou a cargo da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), que fez manutenção da sinalização viária, vertical e de placas de orientação.