Guia Imobiliário, lançado pelo Secovi Goiás, terá edições trimestrais com dados de pesquisa sobre o mercado de aluguel e imóveis prontos
O mercado imobiliário e o público em geral contam, agora, com uma ferramenta confiável e em constante atualização sobre a valorização do metro quadrado de imóveis para aluguel e revenda. É o novo Guia Imobiliário de Goiás, desenvolvido pelo Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi Goiás), que traz as informações mais relevantes e atualizadas do mercado. O produto é fruto da parceria entre o Secovi e a 62 Imóveis e, a cada edição, trará uma coletânea de dados do mercado e índices pesquisados nos segmentos de vendas e locações.
“O guia se tornará referência para a consulta de imóveis em Goiás e em Goiânia, com informações seguras e atualizadas”, define o vice-presidente do Secovi Goiás, Benjamim Ragonezi. Ele acrescenta que é uma ferramenta tão importante que permitirá apontar tendências, como pontos onde a locação ou a revenda de imóveis estão em alta, para os quais devem ser direcionadas as prospecções e a atuação de imobiliárias. “São dados de pesquisas que permitem saber, por exemplo, onde a demanda está maior e onde o mercado está mais cheio”, exemplifica.
A primeira edição da publicação foi lançada em abril e reuniu informações sobre o primeiro trimestre. No período, houve uma valorização de 11,52% nos apartamentos à venda em Goiânia em relação aos meses de janeiro a março de 2023. Os imóveis que mais se valorizaram foram os apartamentos de 3 quartos no Setor Oeste (+79%), e de quatro quartos no Jardim América e no Setor Bela Vista (+67% em cada). A amostra foi de 4.597 apartamentos em 33 bairros.
Já em relação às casas à venda em Goiânia, houve uma valorização média de 6,42% em relação ao mesmo período do ano anterior. A amostra foi formada por 2.098 casas em 71 bairros. As que mais se valorizaram foram no Residencial Cidade Verde 3 quartos (+120%), Setor Coimbra 4 quartos (+77%) e Parque Atheneu 3 quartos (+64%). “Com dados tão completos, o Guia Imobiliário se tornará referência, não apenas para Goiás”, prevê Benjamim Ragonezi.