Funcionamento pleno das unidades permite acesso mais ágil aos serviços e atendimento digno às mães e bebês. Total de atendimentos é 71% maior que o registrado no mesmo período do ano passado
As maternidades municipais Célia Câmara, Nascer Cidadão e Dona Íris realizaram 25.139 atendimentos entre os meses de setembro e novembro de 2025, quando a Prefeitura de Goiânia alterou o modelo de gestão das unidades. O total de atendimentos é 71% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
“São dados que demonstram a retomada integral dos serviços nas unidades de saúde, o que é fundamental para o acesso da população ao cuidado especializado nesse momento tão importante para as famílias”, destacou o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
As unidades realizaram no período 11.100 atendimentos de urgência e emergência, 5.010 atendimentos ambulatoriais, 40.288 exames laboratoriais e 6.155 exames de imagem, como ultrassonografias e tomografias. De acordo com levantamento realizado pela prefeitura, 1.735 partos foram realizados nas maternidades e 2.874 internações foram registradas nas unidades de saúde após a implementação da gestão por organizações sociais.
“Hoje a nossa realidade é bem diferente das paralisações frequentes, falta de insumos e medicamentos, descontinuidade na prestação de serviços e até mesmo oferta de alimentação inadequada aos pacientes”, destacou o titular da SMS. “As maternidades tiveram ainda avanços importantes na recuperação da estrutura física e na otimização de fluxos assistenciais”, disse o secretário.
De acordo com a paciente Dayane Barbalho, de 36 anos, que teve parto normal realizado no Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), o acolhimento e humanização do atendimento nas unidades faz toda a diferença. “Desde a chegada na recepção, fui muito bem acolhida. A equipe me explicou cada etapa do processo, com muita paciência e empatia”, disse a mãe da pequena Aya Barbalho.
“A indução e trabalho de parto duraram mais de 30h e a equipe acreditou comigo que daria certo”, afirmou a paciente. “A maternidade é maravilhosa, toda a estrutura está em funcionamento, até com banheiras nos quartos. Os profissionais são muito atenciosos e o atendimento é humanizado de verdade”, destacou a mãe.
Fotos: SMS
Legenda: Dayane Barbalho ao lado da pequena Aya, que nasceu na Maternidade Dona Íris
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia