Laudo técnico da Amma concluiu que árvores na Praça Cívica estavam mortas e ofereciam risco à população

9 de janeiro de 2026 às 16:42

Espécies foram analisadas por profissionais que constataram fim do ciclo de vida das árvores e necessidade de substituição, que foi realizada para segurança da população; novas árvores serão plantadas no local

Os exemplares de árvores Fícus que estão sendo substituídas pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) na Praça Cívica finalizaram o seu ciclo de vida e se encontravam secos. Esta foi a conclusão do parecer técnico 404/2025, do dia 16 de outubro de 2025, realizado pelos técnicos da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que autorizou a substituição das espécies, que está sendo realizada pela Comurg.

A medida tem dois objetivos principais: preservar a segurança da população e manter a arborização urbana saudável. No local serão plantadas mudas de Ipê-amarelo – Handroanthus serratifolius com altura mínima de 1,50 metros, seguindo o mesmo parecer técnico dos profissionais da Amma. As novas espécies arbóreas serão plantadas no mesmo local em até 30 dias.

A retirada de árvores nessas condições é fundamental para proteger as pessoas que circulam pela região e evitar danos a veículos, imóveis e à rede elétrica, minimizando prejuízos ao patrimônio público e à população local. Isso ocorre, principalmente, na atual época do ano, conhecida por grandes tempestades e ventanias que causam danos por toda a cidade.

O laudo para a substituição das árvores Fícus foi requerido ainda em outubro de 2025, após a queda de um exemplar da mesma espécie sobre um ponto de ônibus no local. Na oportunidade, a Companhia detectou a existência de outras árvores secas, que apresentavam risco de queda.

A Amma foi acionada pelo órgão para a devida análise técnica, a fim de verificar se havia, de fato, a necessidade da retirada dos exemplares. A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) também confirmou que as espécies estavam secas e precisavam ser substituídas, para evitar riscos à população com possíveis quedas das árvores.

Os laudos da Amma são realizados por servidores concursados e habilitados, com base em critérios científicos comprovados, devidamente registrados e, inclusive, passíveis de fiscalização. A Comurg não realiza poda drástica nem remoção de árvores sem a devida autorização ambiental.

Fotos: Divulgação

Legenda: Laudo técnico da Amma verificou o fim do ciclo de vida das árvores da Praça Cívica e a necessidade de substituição

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia