Investimento da Prefeitura de Goiânia em segurança reduz criminalidade

Gestão municipal reaparelhou a Guarda Civil Metropolitana com novos equipamentos, armamento e viaturas para ampliação do serviço diário de vigilância de praças, parques ambientais e unidades de ensino e de saúde, com 1.160 agentes. Goiânia é a 5ª Capital mais segura do Brasil

4 de março de 2024 às 11:32

Foto: Secom

Os investimentos realizados pela Prefeitura de Goiânia em segurança pública, desde janeiro de 2021, têm contribuído para a redução de crimes na Capital. Os números que apontam para o aumento da sensação de segurança foram divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, que classificou a cidade, com base em estatísticas, como a 5ª capital mais segura do País.

O reforço à segurança da cidade ocorre pelo reaparelhamento da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que foi contemplada pela gestão municipal com o suporte necessário para a realização de suas atividades e a consequente execução da política municipal de defesa social visando à proteção da vida, do patrimônio, da integridade das pessoas e dos seus direitos básicos.

A gestão do prefeito Rogério investiu na aquisição de armamento, novos equipamentos, fardamento, 80 viaturas e treinamento de rotina de 1.160 agentes que atuam no serviço diário de vigilância de praças, parques ambientais e unidades de ensino e saúde. Ao todo, são sete unidades no comando regional e grupamentos especiais.

A Guarda Civil também conta com unidades especializadas de policiamento e gerenciamento de crises, a exemplo da Rondas Ostensivas Municipais (Romu), Grupo de Operações com Cães – GOC K9 e a Patrulha Mulher Mais Segura.

Relatório de ocorrências
Relatório do Sistema Integrado de Informações e Atendimentos da GCM de Goiânia (Siiagg) aponta que, de janeiro de 2021 a dezembro de 2023, na gestão do prefeito Rogério, a corporação executou mais de 577 mil atendimentos de ocorrências proativas (realizadas espontaneamente pelas equipes, que envolvem monitoramentos, patrulhamentos, visitas comunitárias, orientações e assistências aos cidadãos) e reativas (resultantes de flagrantes delitos, denúncias, ordens de serviços, operações integradas, crimes contra o patrimônio público e privado, e crimes contra a pessoa e contra a vida).

GCM Presente
Durante as festividades de fim de ano, a Guarda Civil Metropolitana atuou para garantir a segurança de comerciantes e consumidores na Região Central de Goiânia. Do início da Operação GCM Presente, no começo de dezembro de 2023, até o dia 4 de janeiro de 2024, foram registradas 7.834 ocorrências das mais diversas modalidades, com destaque para a abordagem de 156 pessoas, para consulta de possíveis mandados de prisão em aberto.

Para a execução da ação, a GCM disponibilizou nove viaturas e 20 agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupo de Operações com Cães e da Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito.

Videomonitoramento
No total, são mais de duas mil câmeras espalhadas pela cidade. O serviço já recebeu investimento de R$ 15 milhões na gestão do prefeito Rogério, recurso empregado, por exemplo, na instalação de fibra óptica e videomonitoramento, com câmeras Speed Dome 360° de alta resolução e zoom, que garante visibilidade, agilidade e precisão.

Iluminação de LED
A Prefeitura de Goiânia investe no parque luminotécnico da cidade, que resulta em economia de energia e proporciona mais segurança à população. Já foram trocadas mais de 45 mil lâmpadas, de um total de 180 mil pontos luminosos. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) faz a instalação de lâmpadas em LED, em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).

Números da segurança em Goiânia

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Tags: