Muitas pessoas ainda preferem ir ao banco para fazer suas transações financeiras, como pagar uma conta ou realizar uma transferência, mas nos dias de hoje isso acaba sendo um esforço a mais e provoca perda de tempo – já que a grande maioria dos serviços bancários pode ser resolvida pela internet, sem sair de casa ou de qualquer outro lugar.
O mercado financeiro, assim como o mundo dos negócios, migrou do ambiente físico para o virtual, graças à tecnologia. No caso dos bancos, essa transformação passou a ser conhecida como “desmonte dos bancos” e ocorre de forma acelerada em todo o mundo.
No futuro, os bancos vão funcionar apenas nas plataformas digitais e essa evolução está se estendendo para todo o mercado financeiro – bancos, corretoras de valores, financeiras, que já têm condições de, com base nos dados do cliente, definir eletronicamente a capacidade de investimento ou de endividamento do cliente, de acordo com um gerenciamento de risco.
Por trás dessa tecnologia está o conceito de Machine learning, ou aprendizado de máquina, que utiliza conceitos que ainda são abstratos para a maioria das pessoas, como inteligência artificial – por exemplo.
As instituições do mercado financeiro têm buscado se reinventar para acompanhar essa evolução tecnológica que transformou o mundo. Entre as tecnologias que hoje fazem parte do dia a dia dos usuários de serviços financeiros, podemos citar o internet banking, os aplicativos bancários, o uso de wearable technology (como smartwatches) para realizar pagamentos através de relógios ou pulseiras e, até mesmo, a criação das criptomoedas.
A Neoconsig – empresa de tecnologia, especializada na gestão de crédito consignado – é uma dessas instituições, que vem se dedicando, de forma prioritária, ao desenvolvimento de estratégias tecnológicas para aprimorar a administração do sistema consignado entre as instituições financeiras, órgãos públicos e colaboradores.
Exemplo disso é o desenvolvimento dos aplicativos Meu Consignado, destinado ao servidor público – que oferece maior agilidade e mobilidade nas operações, por meio de um sistema simples, prático e funcional. Além disso, o aplicativo ainda permite que o servidor realize simulações de empréstimo consignado on-line e solicite uma proposta consignável.
O Mais Consignado, aplicativo desenvolvido para que agências e correspondentes bancários aumentem sua produtividade e faturamento, possibilita ao agente financeiro acesso à margem consignável do servidor e torna possível a realização de simulações de empréstimo consignado. Mediante a autorização do servidor, o agente pode efetivar a contratação do empréstimo na mesma hora. Os dois aplicativos são 100% on-line e estão disponíveis para serem baixados, gratuitamente, em celulares Android e iOS.
Tags: Consignado, Mercado Financeiro, tecnologia