Hemocentro de Goiás envia 600 bolsas de sangue para o Rio Grande do Sul e convoca voluntários para novas doações

17 de dezembro de 2024 às 14:33


Instituição conta com o envolvimento dos goianos para reabastecimento do estoque e funciona em horário especial neste fim de ano

O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, unidade da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo enviou na última semana, 600 bolsas de concentrado de hemácias para o Hemocentro do Rio Grande do Sul. A iniciativa contribuiu com o banco de sangue da região, auxiliando no atendimento da população que necessita de transfusões de sangue. A ação faz parte de um esforço contínuo de remanejamento de hemocomponentes da Hemorrede Nacional, no qual o Hemocentro de Goiás tem desempenhado papel ativo. Em 2023, foram enviados 1.677 concentrados de hemácias para estados como Alagoas, Pernambuco, Roraima e Bahia. Em 2024, até o momento, já foram remanejados 2.459 concentrados de hemácias, com destaque para os envios a Roraima, São Paulo e novamente ao Rio Grande do Sul.

De acordo com a diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, a colaboração entre estados é essencial para garantir a segurança transfusional em momentos de necessidade. “Estamos orgulhosos de contribuir para salvar vidas também fora de nosso estado. Isso só é possível graças à solidariedade dos doadores goianos”, destacou.

Convocação
Com os envios realizados, o Hemocentro de Goiás convoca voluntários para realização de novas doações de sangue. A medida preventiva é uma forma de manter o estoque do Hemocentro em níveis estáveis.

“Para que nosso serviços hemoterápico continue cumprindo seu papel, é fundamental que os estoques sejam constantemente reabastecidos. Com a chegada do final de ano, período marcado por férias e festividades, há uma tendência de queda no número de doações, ao mesmo tempo em que a demanda por sangue aumenta devido a acidentes e outros fatores característicos da época. O Hemocentro de Goiás faz um apelo para que a população compareça para doar. O processo é rápido, seguro e pode salvar até quatro vidas com uma única doação. A solidariedade de cada doador é fundamental para que possamos manter nosso compromisso com a vida. Que este período de celebração também seja uma oportunidade de ajudar o próximo”, afirmou a diretora técnica Ana Cristina Novais.

Horário especial de funcionamento
As nove unidades da Rede Hemo funcionarão em horário especial no Natal e Ano Novo:
Hemocentro Coordenador (Goiânia)
23/12 – aberta das 8h às 18 horas para atendimento a doadores e pacientes
24/12 – fechada (véspera de Natal)
25/12 – fechada (Natal)

Catalão, Rio Verde, Ceres, Jataí, Formosa, Iporá, Porangatu, e Quirinópolis (interior)
23/12 – aberta das 8h às 18 horas para atendimento a doadores e pacientes
24/12 – fechada (véspera de Natal)
25/12 – fechada (Natal)

Requisitos básicos para doação de sangue
• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos, precisam de autorização, disponível no site do Hemocentro Goiás: www.hemocentro.org.br);
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.
Impedimentos temporários:
• Gripe, resfriado e febre: aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas;
• Período gestacional;
• Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
• Amamentação (até 12 meses após o parto);
• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
• Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
• Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
• Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
• Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 ficam impedidas de doar sangue pelo prazo de 7 dias
• Pessoas que foram consideradas caso suspeito ou confirmado, devem aguardar o prazo é de 10 dias após a remissão dos sintomas.
• Vacinas têm um período de inaptidão que varia entre 48 horas e 12 meses. Saiba o período de cada acessando o site do Hemocentro Goiás.