Monitoramento diário e integração entre órgãos reduziram tempo de resposta a incêndios em relação ao ano passado
Desde que foi apresentada em agosto deste ano, a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo e Conservação da Biodiversidade em parques, unidades de conservação e áreas públicas da capital já registrou importantes avanços, a partir da criação de brigadas florestais, mapeamento de áreas de risco e fortalecimento da resposta rápida aos focos de incêndio.
O grupo criado a partir de uma reunião entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Defesa Civil Estadual e Municipal, Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) e Corpo de Bombeiros Militar tem o objetivo de distribuir os locais a serem monitorados preventivamente por cada órgão, organizando as ações de prevenção de incêndios e tornando a resposta mais prática e organizada.
De acordo com o coordenador operacional da Defesa Civil Municipal, Marcelo Luz, um dos principais avanços desde a apresentação da Política foi a criação do grupo Goiânia sem Fogo. “Esses monitoramentos são realizados todos os dias durante o período de estiagem, com o objetivo de prevenir incêndios, orientar a população com relação ao uso do fogo e mapear as áreas de alerta para incêndios”, frisou.
Além do monitoramento, a Amma também realiza a abertura de aceiros nos parques municipais, que são faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação das chamas. A medida reduz o risco de que focos de incêndio se espalhem para regiões sensíveis ou próximas a moradias. A Amma também conta com caminhões-pipa que auxiliam no combate aos focos de incêndio nos parques e áreas de conservação da capital e possui servidores de prontidão para uma rápida resposta junto a outros órgãos municipais e estaduais que atuam no combate aos incêndios.
Para implementação da política, os recursos financeiros partem da Amma e do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). “A diretoria de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas da Amma está responsável por elaborar os planos de aplicação dos recursos para o financiamento da Política, tendo em vista a compatibilidade dessa diretoria com a articulação da mitigação das mudanças climáticas”, afirmou a presidente da Amma, Zilma Peixoto.
Principais ações na preservação
As ações do grupo baseiam-se no que tem sido empreendido pelo gabinete de crise desde janeiro de 2025. “Neste ano, graças ao monitoramento preventivo, o resultado prático para Goiânia tem sido muito positivo em relação ao ano passado no que tange a prevenção e a rapidez na resposta a incêndios”, afirmou Luz. O gabinete é coordenado pela Defesa Civil Municipal e foi criado com o intuito de implementar medidas mitigatórias frente à emergência climática. Ele é composto por representantes de 13 órgãos e instituições municipais e estaduais de Goiás e atua na sede da Defesa Civil do Estado de Goiás, ao lado do Estádio Serra Dourada. O local conta com monitoramento climático em tempo real.
Gerente operacional da Amma, Eduardo Otto explica que a equipe de parques tem se preparado para o combate a incêndios florestais, com participação em capacitação e treinamento do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama. “Realizamos o monitoramento diário dos parques e trabalhamos em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a GCM e a Defesa Civil para agir preventivamente no combate a incêndios florestais, além de auxiliar na educação da população para a prevenção de incêndios”, contou Otto.
Fotos: Amma
Legenda: Ações da Amma, em conjunto com entidades municipais e estaduais, fortalecem a prevenção de incêndios nas áreas verdes da capital
Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia