Goiânia: Procurador-Geral do Município, José Carlos Issy participa da solenidade de batismo do Plenário do TJGO em homenagem ao desembargador Homero Sabino

Evento homenageou o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás que também foi um dos fundadores da Asmego. Solenidade faz parte das comemorações dos 150 anos do Judiciário goiano. Para o PGM, José Carlos Issy, homenagem é justa a um nome que dedicou sua vida à magistratura

28 de novembro de 2023 às 10:00

Foto: Sabryna Moreno

O Procurador-Geral do Município (PGM), José Carlos Issy, participou da solenidade que batizou o Plenário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) em homenagem ao desembargador Homero Sabino de Freitas na tarde desta última segunda-feira (27/11). O evento faz parte das comemorações dos 150 anos do Judiciário goiano.

“O desembargador Homero Sabino de Freitas fez muito pelo Judiciário goiano e merece essa homenagem. Eu digo como magistrado que foi apoiado desde o início pelo desembargador e tive conhecimento da sua grandeza, como julgador e como líder classista. Desembargador destemido, enfrentou a ditadura com seus habeas corpus para pacientes que precisavam do seu apoio e da mão forte do judiciário naquele momento. Depois, no Tribunal de Justiça, tinha um plano de ações extremamente inovador. Criou e implementou vários projetos que até hoje são importantes”, afirmou o presidente do TJ, desembargador Carlos França.

Homero Sabino atuou como presidente do TJGO de 1995 a 1996 e foi um dos fundadores da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego) na década de 1960. Iniciou sua carreira na magistratura em dezembro de 1957, sendo nomeado juiz substituto da 3ª Zona da comarca de Morrinhos, e posteriormente trabalhou em comarcas como Arraias e Formosa. Em 1964, tornou-se juiz da 2ª Vara Cível de Goiânia, e mais tarde da Vara das Fazendas Públicas, dos Registros Públicos e dos Acidentes do Trabalho. Foi nomeado desembargador em 12 de maio de 1979 e também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Asmego. Antes de ingressar na magistratura, Sabino foi servidor da Prefeitura de Goiânia.

“O dia de hoje é uma homenagem muito justa ao desembargador Homero Sabino, que foi um líder classista muito representativo da magistratura goiana. Não só na condição de presidente do TJ, mas também na Associação dos Magistrados do Estado de Goiás, fez muito pelo judiciário goiano. É uma justa e merecida homenagem a quem trabalhou tanto e dedicou a vida pelo Tribunal de Justiça e pela magistratura”, disse o Procurador-Geral do Município, José Carlos Issy, que representou o prefeito Rogério.

O juiz auxiliar da Presidência, Aldo Sabino, filho do desembargador Homero, agradeceu a homenagem em nome da família. “Em nome dos meus irmãos, estamos profundamente agradecidos e emocionados. Meu pai dedicou sua vida à Justiça goiana”, disse.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Tags: