Goiânia: Pesquisadores do PDDU-GYN apresentam andamento dos trabalhos do Plano Diretor de Drenagem Urbana da capital

Apresentação ocorre na 6ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saneamento Básico que terá ainda diagnóstico das bacias hidrográficas dos Córregos Cascavel e Botafogo

7 de dezembro de 2023 às 11:04

Foto: Divulgação

Os participantes da 6ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saneamento Básico vão receber, em primeira mão, o diagnóstico das bacias hidrográficas dos Córregos Cascavel e Botafogo. Uma etapa importante dos trabalhos que vêm sendo realizados pela equipe técnico-científica designada para elaborar uma proposta para o novo Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN). A reunião técnica está marcada para esta quinta-feira (7/12), das 8h30 às 12h, no Clube de Engenharia de Goiás, no Setor Sul, em Goiânia.

O seminário é organizado pela Agência de Regulação de Goiânia (AR), à qual o Conselho Municipal de Saneamento Básico é vinculado, Secretaria de Infraestrutura Urbana de Goiânia (Seinfra) e Prefeitura de Goiânia. A participação é gratuita e pode ser feita por meio de um formulário eletrônico. O número de inscrições aceitas será limitado à capacidade de público na sala. Caso o cadastro não seja aceito, o interessado será informado via e-mail. Não haverá emissão de certificado de participação.

Bases sólidas
Segundo o coordenador-geral do PDDU-GYN e professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Eeca/UFG), Klebber Formiga, “o seminário é importante para guiar os próximos passos da nossa equipe técnica. Juntos, estamos construindo bases sólidas para um ambiente onde a drenagem urbana funcione com qualidade”.

O PDDU deverá ser elaborado contemplando o horizonte de planejamento de 30 anos, abrangendo todo o território do município de Goiânia, dividido em macrozona construída e macrozona rural, integrando-se com as bacias hidrográficas dos ribeirões Anicuns, João Leite, Dourados e dos Rios Meia Ponte e Caldas.

Todas as proposições do PDDU deverão ser compatíveis com o Plano
Diretor de Goiânia, com a Política Municipal de Saneamento Básico, com o Código de Posturas do Município, com o Plano Municipal de Saneamento Básico, com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e com as leis complementares relacionadas a todos eles. É preciso considerar também todos os outros planos e programas existentes ou em elaboração e as políticas públicas e legislações que de alguma forma se relacionem com o trabalho.

Sobre o PDDU-GYN
Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Agência de Regulação de Goiânia (AR) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) para o desenvolvimento de um conjunto de estudos técnico-científicos que irão embasar a elaboração de propostas para o Plano Diretor de Drenagem Urbana do Município de Goiânia (PDDU/GYN).

O PDDU-GYN vai conter propostas para o planejamento e o bom funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais, integrado aos demais serviços de saneamento básico, em atendimento e consonância com as legislações e normas técnicas vigentes, observando o planejamento urbano, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente, prevendo um horizonte de 30 anos.

Serviço
Assunto: 6ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saneamento Básico
Data: Quinta-feira (7/12)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Clube de Engenharia de Goiás – Rua 132, nº 500 – Setor Sul

Tags: