Goiânia: 2ª edição da Central do IPTU chega ao fim com mais de 3,1 mil atendimentos

Em força-tarefa organizada pela Prefeitura de Goiânia, servidores da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e Atende Fácil solucionaram demandas dos contribuintes goianienses. Dentre os serviços prestados, verificação de dados de inscrição cadastral, orientações sobre processos de revisão e auxílio em relação ao pagamento

5 de março de 2024 às 08:04

Foto: Sefin

Os atendimentos da Central do IPTU, da Prefeitura de Goiânia, chegaram ao fim na última sexta-feira (1º/3), com um balanço positivo de mais de 3 mil atendimentos. “Já é o segundo ano consecutivo que montamos a Central com o objetivo de auxiliar o contribuinte na verificação dos dados da inscrição cadastral que levaram ao cálculo do imposto, bem como na orientação em relação ao pagamento, e os processos de revisão e de atualização cadastral”, explica o secretário de Finanças, Vinícius Henrique Alves.

A iniciativa da gestão municipal promoveu uma força-tarefa entre 15 servidores municipais, sendo 11 da Sefin, 2 da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) e 2 do Atende Fácil. Em quase um mês de serviço, as equipes atenderam 3.105 contribuintes.

A aposentada Cléa Manzi recebeu auxílio em um processo de revisão. “O meu IPTU veio com a alíquota comercial, pois havia um CNPJ na minha inscrição, que não era do meu conhecimento. No entanto, eu procurei a Central do IPTU, e na mesma hora eles já resolveram meu problema. Fui muito bem atendida”, avalia.

Já Palmira de Oliveira procurou a Central do IPTU para aderir ao parcelamento. “Quero agradecer ao prefeito Rogério pela iniciativa de trazer esse atendimento para o Centro. Eu amei. Fui muito bem atendida e até cafezinho serviram pra gente”, elogiou a aposentada.

Para a gerente de Lançamento do IPTU, servidora Maria Madalena dos Santos, estar em contato direto com o contribuinte fez total diferença. “Trabalhar na Central do IPTU foi gratificante, pois nos deu a oportunidade de ouvir o contribuinte e poder atender as suas dúvidas e sanar suas preocupações de perto. Quando a gente explicava o cálculo, o porquê do aumento, ou mesmo quando fazíamos uma revisão, o contribuinte se sentia visto e ouvido. A transparência no atendimento foi fundamental para tal compreensão”, explica.

Balanço
Até o dia 20 de fevereiro, quando venceu o prazo da parcela única e adesão ao parcelamento do IPTU 2024, 415.907 contribuintes realizaram o pagamento. Desse total, 291.390 optaram pela parcela única com desconto, e 124.517 aderiram ao modelo de parcelas. O valor arrecadado nesse primeiro ciclo foi de R$420,4 milhões, R$3,7 milhões a mais que o arrecadado no mesmo período em 2023.

“É um balanço extremamente positivo, que só reforça que quando o contribuinte está bem informado, quando ele sabe exatamente para onde vai o seu dinheiro, há como consequência uma maior adesão e adimplência”, avalia o secretário.

Para Vinicius, o resultado é fruto do trabalho em equipe realizado pelos servidores municipais na Central do IPTU. “Esse Imposto é uma das principais fontes de arrecadação do nosso município, e é por isso que o prefeito Rogério faz questão de acompanhar tão de perto. Tanto a parte do IPTU Social, quanto o atendimento, e a parte de fazer com que esse imposto seja revertido em políticas públicas, como recapeamento de asfalto, manutenção das áreas da Saúde, Educação e diversas frentes do município”, complementa.

IPTU Social
O IPTU Social foi uma ferramenta adotada pela gestão de Rogério desde seu primeiro ano de mandato, em 2021, com o objetivo de amenizar o impacto socioeconômico trazido pela pandemia da Covid-19 às famílias mais vulneráveis.

Em 2021, foram 12.711 famílias beneficiadas; Em 2022, 44.801; Já em 2023, o IPTU Social contemplava imóveis com valor venal de até R$120 mil, beneficiando 70.904; Em 2024, a Prefeitura ampliou o IPTU Social para imóveis com valor venal de até R$157 mil, o que levou a 84.956 famílias contempladas.

Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) – Prefeitura de Goiânia

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