Gestão Mabel inicia contratação de até 1,8 mil médicos para saúde de Goiânia

14 de janeiro de 2026 às 17:43

Com assinatura dos novos contratos iniciada nesta quarta-feira (14/1), Prefeitura de Goiânia poderá ampliar em até 156% número de profissionais na urgência e emergência, atendimento ambulatorial e especializado, regulação e verificação de óbitos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta quarta-feira (14/1) a contratação de até 1.876 novos médicos. A iniciativa pode ampliar em até 156% o número de profissionais para atendimento na rede municipal de saúde, que hoje conta com 733 vagas. Os contratados serão prestadores de serviço da Prefeitura, segundo o Edital de Credenciamento 003/2025, para atuação nas áreas de regulação, atendimento ambulatorial, atendimento especializado e verificação de óbitos, além de urgência e emergência.

“Assumimos uma saúde pública sob intervenção, dívidas bilionárias e unidades em estado deplorável. Passamos o ano passado arrumando a casa, mas também conquistando alguns avanços. Sabemos que temos muitos desafios, mas iniciamos neste ano uma nova fase para a nossa rede de saúde. Somente nestas duas primeiras semanas, aumentamos o estoque de insumos, renovamos a frota de veículos da pasta e agora estamos contratando até 1,8 mil médicos. Nas próximas semanas vamos iniciar as ordens de serviço para a construção das unidades que vão formar a nova rede de saúde pública de Goiânia”, ressalta o prefeito Sandro Mabel.

O secretário de Saúde, Luiz Pellizzer, destaca a ótima adesão dos médicos ao novo programa. “Tivemos uma excelente adesão dos profissionais que foram convocados para trabalhar no município e, a partir de 1º de fevereiro, esses novos médicos já estarão lotados e em atendimento, para reforçar as nossas equipes assistenciais”, disse o titular da SMS. O edital para credenciamento segue aberto para médicos interessados e conta com quase 2 mil inscrições.

Nesta primeira chamada, foram convocados 200 profissionais para a assinatura de contratos. Os médicos podem escolher a carga horária, de acordo com as opções previstas em edital. A partir de então, a Prefeitura convocará outros grupos, até um máximo de 1.876 médicos, a depender da carga horária de plantão escolhida por cada profissional.

“O novo credenciamento visa suprir déficits históricos das redes de atenção à saúde e nos possibilitará ampliar o acesso da população aos serviços. Serão contratados pediatras, ginecologistas, cardiologistas, alergistas, ortopedistas, nefrologistas, dentre outros, para garantir o dimensionamento adequado de profissionais nas mais de 100 unidades de saúde de Goiânia”, destacou Pellizzer.

Assistência contínua
De acordo com a gerente de Urgência e Emergência do município, Jeisa Cristina, as novas contratações asseguram cobertura assistencial contínua em unidades com funcionamento 24 horas.

“Os médicos que estão sendo contratados hoje vão trabalhar na linha de frente, nos nossos prontos-socorros, com atendimento imediato à população nos momentos de necessidade. O credenciamento permite a contratação de profissionais de saúde de forma ágil e flexível, permitindo que o poder público ofereça uma resposta mais eficiente às demandas de saúde pública”, explica a gestora.

Os médicos são convocados de acordo com ordem de inscrição e regularidade dos documentos exigidos em edital. “Após a contratação e lotação desses profissionais, iniciaremos novas convocações, até que sejam preenchidas todas as vagas previstas em edital”, afirma Pellizzer.

Fotos: Divulgação/SMS

Legenda: Prefeitura de Goiânia inicia contratação de médicos para saúde do município

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia