Para palestrantes, sucesso do evento se deu ao notório trabalho realizado pela empresa goiana que presta serviços aos municípios
A Megasoft reuniu nesta terça-feira, 16/08, cerca de 120 representantes de prefeituras e secretarias de educação municipais em evento que tratou sobre as tecnologias educacionais. Em parceria com a gigante Microsoft e a Big Brain, a empresa recebeu em sua sede especialistas e representantes do ensino público municipal. No evento foram preparados ambientes de realidade virtual e uma sala de Minecraft com simulação pedagógica da linguagem de programação.
Para Erivelton Melo, diretor jurídico e comercial da Megasoft, o encontro foi uma oportunidade de levar aos profissionais de educação e secretários ferramentas de aprimoramento do trabalho na educação que proporcionam desenvolvimento efetivo do aluno. “A tecnologia traz a proximidade com o conhecimento. Hoje não falamos mais em distância, mas sim em acesso à internet e uma vez que temos essa facilidade, temos acesso ao conteúdo. Uma vez que temos a ferramenta que trabalha o conteúdo de maneira a absorver melhor o que está disposto, começamos a mostrar igualdade entre os diversos municípios do Brasil”, afirma Erivelton.
O especialista em educação da Megasoft, Amarilcio Pereira, explanou sobre o tema “Desafios educacionais pós-pandemia” e segundo ele, o acesso à internet ainda é um grande problema na expansão da tecnologia educacional. “Existem famílias, onde há pelo menos cinco pessoas para apenas um celular e isso dificulta o acesso. Se houver políticas públicas que atendam famílias carentes, veremos a tecnologia expandir de forma surpreendente”, afirma.
Ceo da Brainz Group (Big Brain), Sidney Drobnievski ressaltou que o evento oportunizou conhecer o cenário educacional de Goiás. Para ele, o sucesso do evento se deve à consolidação da Megasoft no Estado, fator determinante para a aceleração do processo de divulgação do projeto de divulgação da transformação digital. “Presenciar um evento lotado como este é extremamente gratificante. Aqui conseguimos identificar a necessidade das secretarias de educação na busca por transformação digital e isso reforça nosso propósito que é empoderar ambientes de aprendizagem”, ressalta.
Para Arioston Rodrigues, ceo da Big Brain, as discussões que surgiram no evento demonstraram comprometimento por parte dos municípios e seus representantes, que se posicionaram de forma favorável à abordagem pedagógica favorável ao processo de ensino-aprendizagem. “Na parceria firmada, a Megasoft tem a solução de gestão que apoia o coordenador e a Big Brain entra com o suporte aos alunos no seu dia a dia. Isso é muito oportuno para o interesse que podemos presenciar hoje, com um evento lotado”, afirma o diretor.
Especialista da Microsoft
Um dos maiores especialistas nacionais em tecnologia educacional, Fernando Puertas, da Microsfot, afirmou ao atento público presente que a tecnologia alcança onde o olhar humano não consegue com dados que podem ser mensurados com resultados. “Se hoje a minha necessidade enquanto professor é entender o desempenho da minha turma, com recursos tecnológicos voltados para a educação, eu consigo coletar dados e ter uma perspectiva panorâmica geral dessa turma. Assim, posso criar estratégias baseadas em dados”, afirma o especialista da Microsoft.
Entre as presenças no evento, estava o subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, André Castro, que falou sobre a realidade da tecnologia dos municípios. Para André, participar do evento foi uma oportunidade de mostrar como o MEC se posiciona com estratégias e soluções mostrando assim, que existe associação entre o que o MEC acredita, que é o uso intensivo de tecnologia e o que os gestores podem ter acesso através desses eventos. “Esse movimento de articulação do mercado em realizar parcerias entre si e, ao mesmo tempo, o MEC numa visão de Estado, não se fechar e estar aberto a todas as possibilidade de interação é muito importante e esse evento traduz muito do que o mercado tem tentado fazer nas multiplicidades de soluções”, ressalta o subsecretário.