Especialista em Marketing diz que mercado de pesquisas de opinião no Brasil passou por processo de profissionalização nos anos 90

Luiz Felipe Gabriel, consultor de empresas com mais de 30 anos de experiência em pesquisa de mercado e opinião pública, diz que criação da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa foi marco da profissionalização do segmento

26 de maio de 2022 às 15:15

Com a aproximação do período eleitoral, várias pesquisas de intenção de voto começam a ser divulgadas pelas emissoras de TV, portais de notícias e demais veículos de comunicação. Esse tipo de pesquisa se popularizou no Brasil na década de 1990 e, desde então, várias mudanças aconteceram neste mercado que atende partidos políticos e candidatos que pretendem disputar as eleições.

Segundo o consultor de empresas Luiz Felipe Gabriel Gomes, CEO do Instituto Verus, o segmento de pesquisas de opinião pública sofreu mudanças significativas nos últimos 30 anos. Com formação em Comunicação Social e especialização em Administração de Marketing, ele destaca um marco muito importante para a área de pesquisas de opinião no país, que foi a fundação da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP) em 1994.

Luiz Felipe explica que as empresas que se filaram à ABEP assumiram o compromisso de seguir um Estatuto e um Código de Ética muito rigoroso estabelecido pela ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing Research. “A ABEP trouxe esse Código de Ética da ESOMAR para o Brasil e o colocou como princípio fundamental a ser seguido pelas empresas que se filiassem à associação”, pontua. Segundo Luiz Felipe, a criação da ABEP foi o marco que impulsionou a profissionalização do segmento no Brasil.

Tags: , , ,