Escolas e Cmeis têm até 27 de junho para aderir à Política de Educação Conectada

17 de junho de 2025 às 09:43

Recursos devem ser aplicados exclusivamente na melhoria da conectividade e na aquisição de tecnologias digitais

As unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Goiânia têm até o dia 27 de junho para aderir à Política de Inovação Educação Conectada (PIEC), do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa prevê o repasse de recursos para a contratação de internet de alta velocidade e o incentivo ao uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Até o momento, cerca de 300 unidades já aderiram à política. A adesão deve ser feita diretamente pela escola ou Cmei, por meio do site http://sispddeinterativo.mec.gov.br. Após o cadastro, é necessário responder ao monitoramento e preencher o plano de aplicação financeira. O repasse será efetuado por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

Em parceria com o MEC, a Secretaria Municipal de Educação (SME) integra a política federal, que garante o repasse anual de até R\$ 3.892 por unidade, conforme o número de matrículas registradas. Os recursos devem ser aplicados exclusivamente na melhoria da conectividade e na aquisição de tecnologias digitais.

A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, destaca que a iniciativa está alinhada às ações de modernização da rede municipal. “Essa política é um importante facilitador. Ter internet de qualidade nas unidades vai potencializar o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

Implantada em 2017, a PIEC tem como objetivo ampliar o acesso à internet de qualidade nas escolas públicas e fomentar o uso de ferramentas digitais em sala de aula. Para o professor e articulador local da política, Rodolfo Teixeira, a adesão é estratégica para a inclusão digital. “A cultura digital transforma profundamente as dinâmicas sociais. Essa política fortalece a integração tecnológica no ambiente escolar, contribuindo com a qualificação da educação pública”, avalia.

Critérios para adesão à PIEC

Foto: Divulgação

Legenda: Iniciativa prevê repasse de recursos para a contratação de internet de alta velocidade e incentivo ao uso pedagógico de tecnologias digitais

Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Goiânia