Em meio à pandemia do Coronavírus, Tecnologia da Informação é fundamental para bancos e instituições financeiras

4 de maio de 2020 às 11:46

Com as medidas de restrição para o fechamento de diversos estabelecimentos comerciais em virtude do novo Coronavírus, os bancos e demais instituições financeiras também acabaram sendo afetados. Com atendimento presencial reduzido ou totalmente paralisado, a saída foi dar o suporte necessário aos clientes por meio de canais de comunicação on-line.

Para Paulo Costa, Superintendente de Tecnologia da Informação da Neoconsig, empresa especializada no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado financeiro, o setor de TI se tornou ainda mais fundamental para os bancos neste momento. “A tecnologia impactou significativamente os processos da Neoconsig, isso porque, conhecimento e informação são itens de alto valor neste momento”, afirma.

Segundo o Superintendente, processos como confiabilidade, controle de riscos e desempenho ajudam na tomada de decisões estratégicas mais precisas, o que “levam as empresas a agregarem valor e diminuírem custos”, destaca. Por ser um segmento competitivo, o ramo de negócio exige uma melhoria contínua nos processos de atendimento, o que pode ser implantado com a Tecnologia da Informação.

Alguns desses processos utilizados para o atendimento remoto aos clientes por parte dos bancos e instituições financeiras foram alterados, principalmente por causa do contexto atual. Com possibilidade de queda na renda das famílias, alguns bancos, por exemplo, ofereceram a oportunidade de suspensão do pagamento de empréstimos consignados aos antigos clientes ou adiamento da quitação dos valores para novos clientes pelo período de seis meses.

“A Neoconsig utilizou sua força tecnológica a seu favor, o que facilitou e muito, as transações necessárias para manter o padrão de atendimento ao cliente, contato com convênios, desenvolvimento e sustentação das suas operações”, explica o Superintendente. No entanto, isso só foi possível também mediante o monitoramento prévio das operações em diversas situações. “Ao longo dos anos e com a experiência adquirida, nossa infraestrutura tornou-se de excelência, tendo em vista que nossas operações podem ocorrer 24 horas por dia, 7 dias da semana”, finalizou Paulo Costa.

Tags: , ,