E360 nas Eleições – Fake News: Defesa de Bolsonaro nas redes sociais está sob investigação

No episódio desta semana da Coluna Expresso 360 nas Eleições 2020, o advogado especialista em Direito Eleitoral Leon Safatle comenta a situação do inquérito das fake news, que investiga ações de grupos ligados ao presidente, Jair Bolsonaro, contra o Supremo Tribunal Federal

14 de julho de 2020 às 09:00

O inquérito das fake news, que investiga as ações de grupos que criam notícias falsas e as impulsionam, instigando o público contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e contra o Legislativo, está tramitando de forma sigilosa no STF, onde as diligências apontam que os principais investigados são apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido).

(Confira o podcast do E360 nas Eleições 2020)

A investigação foi aberta ainda em 2019, pelo presidente do Supremo, o ministro Dias Tóffoli, no entanto está sob o comando do ministro Alexandre de Morais, que coordena as diligências e a tramitação do processo.

Apesar da tramitação sigilosa, sabe-se que já foram realizadas algumas buscas e apreensões na casa e nos escritórios de blogueiros e pessoas que defendem o presidente da República nas redes sociais.

Confira outras edições do E360 nas Eleições 2020:

Novo calendário eleitoral: confira as novas datas e o que foi alterado com o adiamento das eleições

Pré-candidatos precisam deixar apresentação de programas de rádio e televisão

Cota de Gênero: Siglas de municípios pequenos correm o risco de não conseguir registro

O objeto do inquérito é investigar como é feita a criação e a divulgação de fake news contra autoridades, contra representantes de outros poderes, como o STF, onde houve até mesmo a prisão de uma das apoiadoras, a líder do Grupo 300 Pelo Brasil, Sara Giromini, que foi presa por ameaçar o ministro Alexandre de Morais.

Os investigados, em sua maioria, são defensores de Jair Bolsonaro, por isso se reputa muito grave e considera-se que as ações podem ser consideradas uma ameaça à democracia e à harmonia entre os poderes da República.

É importante a gente ficar atento sobre o que está acontecendo nas investigações, para saber qual a real ligação dos grupos com o presidente da República.

 

 

Tags: , , ,