Dr. Zacharias Calil pede investigação de Fake News na Câmara dos Deputados

Deputado e sua equipe alegam que as notícias falsas e edições maldosas se intensificaram na medida em que o parlamentar se colocou à disposição na corrida para o Senado Federal

16 de abril de 2025 às 14:02

O deputado federal e pré-candidato ao Senado por Goiás, Dr. Zacharias Calil (União Brasil), registrou uma ocorrência na Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados para que seja investigada uma Fake News que cita o goiano entre os parlamentares que não assinaram o requerimento de urgência do PL da Anistia aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

Um vídeo da influenciadora e suplente dos Republicanos na Câmara dos Deputados por São Paulo, Barbara Kogos, circula nas redes sociais relacionando o médico aos deputados goianos que supostamente não assinaram o requerimento de urgência do PL, que tem o apoio reconhecido do deputado, favorável ao tema.

O vídeo em questão parece ter sido manipulado para ser publicado nas redes sociais de eleitores goianos. A influenciadora cita “falsos deputados de direita, falsos cristãos e falsos conservadores” e questiona o fato destes parlamentares, que dizem representar a direita não terem se posicionado a favor do PL da Anistia e do requerimento de urgência.

Em uma breve análise no perfil da influenciadora, é possível identificar que a publicação não cita, nem menciona, nenhum dos 17 deputados federais goianos e trata apenas dos parlamentares paulistas, onde Bárbara é suplente e atua como influenciadora, demonstrando que houve uma manipulação que induz o eleitor goiano ao erro.

Conforme a equipe de Calil, esta não é a primeira vez em que o parlamentar é alvo de uma mentira no debate sobre projetos importantes e que vão de encontro aos seus posicionamentos em Brasília. Estes posicionamentos induzem o eleitor do Dr. Zacharias Calil ao erro e se intensificaram na medida em que o parlamentar cresce nas pesquisas de intenção de voto para o Senado Federal.

“Diante deste novo episódio, o gabinete do deputado Dr. Zacharias Cali fará a representação junto à diretoria da Polícia Legislativa para buscar informação e identificar os responsáveis pelas edições e pelo crime de Fake News. Nós queremos a responsabilização dos envolvidos”, diz a nota do gabinete do Dr. Zacharias Calil.

Tags: ,