O candidato a prefeito Sandro Mabel (União Brasil) avança de forma consistente e deve enfrentar Adriana Accorsi (PT) no 2º turno das eleições em Goiânia. Essa foi a projeção foi feita por especialistas em pesquisas em entrevistas ao jornal O Popular, nesta segunda-feira (23/9). Antônio Lorenzo, diretor do Serpes, Ricardo Barbosa de Lima, diretor-executivo do DataUFG conversaram com Jackson Abrão; Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest foi entrevistado pela jornalista Cileide Alves.
Antônio Lorenzo destacou que, ao contrário de Adriana Accorsi, que manteve uma estabilidade nas pesquisas, Sandro Mabel apresentou um crescimento expressivo nas últimas semanas. “Este ano é o mais disputado, mas enquanto Adriana se mantém no mesmo patamar desde o início, Mabel cresceu e alcançou um nível semelhante”, afirmou o diretor do Serpes.
Para Lorenzo, o apoio do governador Ronaldo Caiado, bem avaliado pela população, é um dos principais fatores por trás do avanço de Mabel. A pesquisa mais recente do Serpes, divulgada em 20 de setembro, confirmou esse cenário. Mabel lidera com 20,3% das intenções de voto, à frente de Adriana Accorsi, que tem 20%. Já Vanderlan Cardoso aparece com 14,8%, em forte queda.
O professor Ricardo Barbosa de Lima, do DataUFG, reforçou que o eleitorado goianiense está mais criterioso ao avaliar as propostas dos candidatos. “O apoio do governador dá credibilidade às propostas de Mabel. Ele tem capacidade de cumprir o que promete”, disse.
Lima ressaltou ainda que, sem um suporte político significativo, Vanderlan tem se distanciado do 2º turno. “Ele está cada vez mais isolado nessa disputa, enquanto Mabel tem o respaldo do estado (governador Ronaldo Caiado) e Adriana o do governo federal (presidente Lula)”, explicou.
Felipe Nunes, cientista político da Quaest, corroborou a visão de crescimento do candidato do União Brasil e destacou o papel estratégico de Ronaldo Caiado. “Mabel, com o apoio de um dos governadores mais bem avaliados do Brasil, demonstra uma evolução sólida nas intenções de voto”, frisou.
Nunes ainda apontou que Vanderlan deve enfrentar dificuldades para reverter o cenário e garantir uma vaga no 2º turno, tornando mais provável uma disputa direta entre Mabel e Accorsi.
Em Goiânia, a Quaest já realizou duas pesquisas, contratadas pela TV Anhanguera. A mais recente, divulgada dia 17, aponta um empate técnico entre Mabel e Adriana, com o candidato do União Brasil alcançando 24% das intenções de voto e a petista 22%. A pesquisa também indicou queda de 4 pontos percentuais para Vanderlan, que passou de 19% para 15%.
Tags: Mabel