Chico Vigilante foi um dos deputados que defenderam a contratação de mais profissionais
Na sessão ordinária desta última terça-feira (26), diversos deputados cobraram a nomeação de mais profissionais da saúde pelo Governo do Distrito Federal. Os parlamentares avaliaram que a falta de servidores fica patente com a atual epidemia de dengue enfrentada pelo país, que atinge o DF de maneira particularmente acentuada.
“Acho que a CLDF tem que assumir um compromisso que não é dos deputados, é de todos nós. Temos que exigir que o governo do Distrito Federal contrate profissionais suficientes para atender a população”, defendeu o deputado Chico Vigilante (PT). Na mesma toada, o deputado Gabriel Magno criticou o Governo do Distrito Federal pela falta de investimentos na saúde, quadro que, segundo o parlamentar, levou o DF a ter o maior número de casos de dengue do Brasil.
O deputado Jorge Vianna (PSD), por sua vez, sinalizou que demissões dos profissionais de saúde promovidas pelo governo dificultaram o combate à epidemia. “200 pessoas morrerem por causa de um mosquito na capital federal é uma vergonha para o país. Tem responsabilidade do governo e do cidadão também”, acrescentou. Nesse sentido, Deyse Amarilio (PSB) salienta que existe um déficit gigantesco de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Vigilância ambiental em saúde (AVAs), funções essenciais no combate à epidemia.
Já o deputado Robério Negreiros (PSD) argumentou que o enfrentamento à epidemia foi agravado pela falta de ação do Ministério da Saúde e do governo federal. Ele afirma que o GDF está fazendo o que está a seu alcance para enfrentar o problema.
Aprovados nos cargos de ACS e AVAs marcaram presença na sessão. Na ocasião, pleitearam as nomeações como uma das alternativas para aprimorar o serviço de saúde oferecido ao cidadão do DF.
Daniela Reis/ Agência CLDF
Tags: Distrito Federal