Deputado Zacharias Calil preside audiência sobre Paternidade na Frente Parlamentar da Primeira Infância

Encontro tratou da importância da presença do pai para a criança

29 de agosto de 2019 às 16:49

Foto: Democratas Nacional

O Deputado Federal Dr. Zacharias Calil presidiu na manhã de quinta-feira, 29, Audiência Pública da Frente Parlamentar da Primeira Infância que debateu a Paternidade e o papel do pai no desenvolvimento da criança. Segundo o deputado, sua experiência médica mostra que as mães estão mais presentes na vida dos filhos. “No caso recente das gêmeas siamesas, por exemplo, é uma tia quem está acompanhando elas em Goiânia, porque o pai precisa trabalhar lá na Bahia”, lembrou.

O representante do Instituto Promundo, organização que trabalha em prol da igualdade entre homens e mulheres, trouxe dados que mostram que cerca de 80% dos homens serão pais biológicos e todos terão, em algum momento da vida, o papel de cuidador em algum momento. A cultura de desigualdade, no entanto, não prepara o homem para esta situação de vida. “Ainda vivemos um mundo desigual, principalmente em relação aos cuidados com filhos e com a casa. No Brasil, as mulheres ainda fazem três vezes mais trabalhos domésticos que os homens”, contou.

Zacharias Calil presidiu audiência pública acompanhado de outros deputados.

O Ministério da Saúde tem trabalhado uma estratégia de participação dos pais durante o pré-natal que envolve o reforço da parentalidade e a partilha de momentos de cuidado, além do fortalecimento do vínculo e do convívio entre o homem e o bebê.

De acordo com o diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (DAPES/SAPS/MS), Maximiliano Marques, 56% dos pais não usufruem da licença paternidade. “Outro dado alarmante é que os homens não acompanham o parto das esposas e a maioria deles não o faz porque o serviço de saúde não permitiu”, lamentou.

Ainda participaram do evento a consultora legislativa da Câmara dos Deputados Claudia Melo, falando sobre a legislação sobre licença parental no Brasil e no mundo, e o representante da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) Eduardo Schwarz, que tratou sobre a valorização da paternidade.