Verba proveniente de devolução de duodécimo da Alego será aplicada em obras nos trechos que ligam Goiânia a Nova Veneza, Goiânia a Orizona e Bela Vista de Goiás a Catalão
O governador Daniel Vilela anunciou, nesta terça-feira (5/5), a destinação de R$ 550 milhões para a execução de obras de duplicação em três rodovias estaduais: os trechos que ligam Goiânia a Nova Veneza, Goiânia a Orizona e Bela Vista de Goiás a Catalão. A verba é proveniente da devolução do duodécimo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) ao Governo de Goiás. “Este gesto representa a confiança dos deputados no nosso governo”, avaliou o chefe do Executivo estadual.
Para Daniel Vilela, a devolução do duodécimo representa a continuidade dos trabalhos que estão sendo realizados em Goiás. “Um reconhecimento das nossas boas intenções e do desejo de fazermos um governo que seja efetivo. Reafirmo aqui mais uma vez que, enquanto eu estiver na condição de governador, faremos um governo com resultados e protagonismo político compartilhados entre todos que querem trabalhar, desenvolver e promover o bem do nosso Estado”, declarou o governador, ao receber do presidente da Alego, Bruno Peixoto, um cheque simbólico.
“Conversei com o presidente Bruno sobre a possibilidade de fazer uso desses recursos que hoje se encontram em uma aplicação bancária em nome da Assembleia Legislativa e que a gente pudesse transformá-los em investimentos que serão de grande importância para os goianos. Afinal, a nossa missão como representantes políticos é exatamente trabalhar pelas pessoas, promover os investimentos, mudar a vida da população para melhor”, afirmou Daniel Vilela, que esclareceu o critério da escolha dos trechos.
“Ao apresentar a nossa carteira de projetos futuros, solicitei a ele [Bruno Peixoto] escolher, juntamente com os demais deputados, obras estruturantes regionais que tenham impacto em muito mais do que uma cidade apenas”, pontuou o governador. “Serão recursos que nos darão uma condição de iniciar essas obras o mais rápido possível logo que for concluído todo o projeto”, acenou o Daniel Vilela, ao falar da importância desses recursos no reforço do caixa para que o Estado possa priorizar essas obras.
Segundo o presidente da Alego, Bruno Peixoto, trata-se da “maior devolução da história” da Casa aos cofres do Tesouro Estadual. “Sabemos que o recurso será bem empregado. O valor foi economizado no legislativo e será transformado em obras para melhorar a qualidade de vida da população de Goiás”, afirmou Peixoto, ao adiantar que haverá uma segunda devolução. “São mais de R$ 150 milhões em caixa que serão devolvidos ainda neste ano, governador”, disse.
O duodécimo é o repasse financeiro mensal obrigatório realizado pelo Poder Executivo aos demais poderes e órgãos autônomos como Legislativo, Judiciário e Ministério Público, para custear despesas de funcionamento, folha de pagamento e manutenção administrativa. O valor corresponde a 1/12 do orçamento anual destinado a cada instituição. A devolução referente ao exercício de 2025 ocorreu após meses de diálogo e articulação entre os poderes Legislativo e Executivo para definição da destinação dos recursos.
Fotos: Hegon Correa e Marcos Souza
Legenda: Na Alego, governador Daniel Vilela anuncia obras de duplicação em três rodovias estaduais
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás