Corredores com Onda Verde reduzem tempo de viagem e aliviam trânsito em Goiânia

21 de outubro de 2025 às 11:17

Em dez meses, a Prefeitura de Goiânia finalizou quatro corredores de trânsito — Mutirão/Castelo Branco, 24 de Outubro, Jamel Cecílio/136 e Universitária — que vêm contribuindo para melhorar o fluxo de veículos e reduzir o tempo de deslocamento na capital.

As intervenções incluem a implantação da chamada Onda Verde, sistema que sincroniza os semáforos e permite maior fluidez. No corredor Mutirão/Castelo Branco, por exemplo, o ajuste na sinalização e nas faixas de rolamento proporcionou uma redução de até 30% no tempo médio das viagens, segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET).

Na 24 de Outubro, com 3,8 km de extensão, o reordenamento dos sinais e a adequação das pistas facilitaram o escoamento do tráfego em direção ao Centro. Já na Universitária, as melhorias incluem novas sinalizações e a Direita Livre, que permite conversões mesmo com o sinal fechado em locais específicos.

O maior impacto foi registrado no corredor Jamel Cecílio/136, que liga a BR-153 à Avenida 85. O tempo médio de percurso caiu de cerca de 25 para 13 minutos, e a velocidade média no pico da manhã, sentido Centro, aumentou de 15,2 km/h para 21,8 km/h, conforme dados da plataforma Waze for Cities.

De acordo com a prefeitura, os corredores fazem parte do Plano Nova Mobilidade, que prevê 36 vias reestruturadas em diferentes regiões da cidade. O objetivo é adequar o sistema viário ao crescimento da frota de veículos, que já passa de 1,3 milhão em Goiânia.