Soluções para processos burocráticos e trabalho mais efetivo dos servidores pode estar na internet; o SNEC é uma delas
A situação financeira dos municípios brasileiros em geral é ruim e não existe indicação de que a situação se resolva dentro do mandato dos atuais prefeitos, que termina em 2020. Entre as consequências do problema estão a diminuição no quadro de funcionários e a precarização de serviços.
Sem dinheiro para maiores investimentos, prefeitos precisam buscar alternativas para otimizar o trabalho realizado por servidores efetivos e conhecimento sobre opções que estão disponíveis na internet e podem auxiliar a gestão. O Sistema Nacional de Empréstimo Consignado (SNEC) é uma delas.
A ferramenta é personalizável e auxilia na gestão do crédito consignado dos servidores públicos junto aos bancos. O consignado é uma modalidade de crédito que tem as parcelas descontadas direto na folha de pagamento e, por isso, depende da intermediação do órgão público.
O programa é de uso livre, ou seja, pode ser baixado gratuitamente na internet. Atualmente, a organização de dados sobre consignado em pequenas cidades é realizada por servidores públicos, que fazem a gestão de informações em planilhas manuais, levando a um trabalho pouco produtivo e desgastante.
O principal objetivo do SNEC é otimizar o trabalho realizado nos órgãos públicos. Com o uso deste programa, servidores que ficavam presos a trabalhos burocráticos podem ser colocados em posições estratégicas para melhor desenvolvimento de suas funções.
Para uso efetivo da ferramenta, a Neoconsig, responsável pelo desenvolvimento do SNEC, ainda auxilia o órgão público na personalização do programa de acordo com as necessidades da instituição, intermediando o relacionamento com bancos e possibilitando o desenvolvimento de benfeitorias para a população.