O vereador Henrique Alves (MDB), atual primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia, exerce um dos cargos mais relevantes do Legislativo goianiense. Em seu segundo mandato, iniciado em 2025, Alves ocupa a segunda posição mais importante da Casa, atrás apenas do presidente, Romário Policarpo (Patriota).
Atribuições como a elaboração da pauta das sessões, a leitura de atas e a apresentação de projetos para votação fazem parte das responsabilidades e rotina do primeiro secretário. Além disso, ele desempenha um papel fundamental na tramitação de proposições da Mesa Diretora. “Todos os projetos apresentados pela Mesa e seus respectivos encaminhamentos são conduzidos de forma conjunta pelo primeiro e pelo segundo secretário. Ou seja, tudo aquilo que o presidente assina, é assinado também pelos secretários da Casa”, explica Alves.
A escolha do vereador para o cargo reflete não apenas seu preparo técnico, mas também a confiança depositada pelos colegas de plenário. Segundo Alves, sua articulação na Câmara foi construída desde o início da legislatura. “Policarpo foi reeleito presidente, e já tínhamos um diálogo prévio, inclusive no âmbito partidário. O MDB formou a maior bancada da Casa e, com isso, ocupou posições estratégicas, entre elas a Primeira Secretaria, que considero o cargo mais relevante abaixo da presidência”, afirma.
Além de sua atuação na Mesa Diretora, Alves integra diversas comissões parlamentares, incluindo a Comissão de Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano (CHUOU), a Comissão de Meio Ambiente (CMA), a Comissão de Empreendedorismo, Cooperativismo, Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES), a Comissão Mista, a Comissão de Proteção, Direitos e Defesa dos Animais (CPDDA) e a Comissão de Cultura.
Histórico
Reeleito em 2024 com 8.918 votos – praticamente o dobro de sua primeira eleição –, Alves retorna ao Legislativo com maior experiência e conhecimento técnico. Em sua legislatura anterior, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), sendo fundamental na tramitação de pautas estruturantes, como o Plano Diretor e o Centraliza.
Antes de ingressar na Câmara, Henrique Alves atuou como secretário de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), em 2018, na gestão do então prefeito Iris Rezende. Advogado, também integrou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás (OAB-GO), liderando a Comissão de Advocacia Jovem e como membro da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico.