Coletivo de Mulheres da Comurg realiza 96 oficinas de artesanato durante 4° Mutirão de Goiânia de 2024

Programa Mulheres que Transformam Lixo em Lucro ensina como reaproveitar recicláveis como CDs, potes de vidro e plástico, tampinhas de garrafas, sacolas e retalhos

21 de maio de 2024 às 08:09

Foto: Lorena Lázaro

A faxineira e babá Claudênia Domingos da Silva, de 28 anos, aproveitou a passagem do Mutirão pelo Buena Vista, Região Oeste da capital, e foi conhecer de perto os serviços oferecidos pela Prefeitura de Goiânia. Foi quando se deparou com o projeto Mulheres que Transformam Lixo em Lucro, no estande da da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Ela foi uma das 96 pessoas que passaram pelo local, e saiu de lá com um pouco mais de conhecimento.

O projeto, coordenado pela assistente social da companhia, Anadir Cezária de Oliveira, está sempre presente nos mutirões e se propõe a ensinar às pessoas um novo ofício.“Eu adoro artesanato, é o que me deixa mais calma e me desperta muita alegria”, disse Claudênia. A moradora do Buena Vista 4 foi muito bem recebida pelas servidoras da Comurg, e disse que, além de aprender novas técnicas para o fuxico e transformar retalhos e tampinhas em chaveiros, acabou fazendo novas amizades.

Servidora há quase 30 anos, Ironides Cândido Garcia foi quem ministrou essa aula em particular para Claudênia. “Eu sou uma apaixonada por artesanato, e a Comurg me oferece essa maravilhosa oportunidade de unir minha paixão no dia a dia do trabalho”, celebra, enquanto ensina o ponto a ponto para sua aluna.

O Coletivo de Mulheres da Comurg é formado por 12 garis. Além dos Mutirões, elas participam de feiras promovidas pela Prefeitura de Goiânia, e outros eventos com cunho social.

O projeto foi fundado em 2013, e já chegou a ter 300 colaboradoras. Durante o período de pandemia do coronavírus, as oficineiras chegaram a produzir e distribuir gratuitamente cerca de 12 mil máscaras feitas a partir de retalhos. Também foram feitas doações para catadores de recicláveis e comunidades carentes.

Entre os produtos usados estão CDs, potes de vidro e plástico, tampinhas de garrafas, sacolas e retalhos, todos descartados nas cooperativas.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Tags: