Caixas de autoatendimento de supermercados deverão contar com pelo menos um funcionário em Goiânia

Projeto é do vereador e 1º secretário da Câmara, Henrique Alves (MDB), e garante a presença de pelo menos um atendente nestes estabelecimentos da Capital

11 de abril de 2025 às 15:58

O vereador e 1º secretário da Câmara de Goiânia, Henrique Alves (MDB), quer tornar obrigatória a presença de pelo menos um atendente nos estabelecimentos que possuem serviços de autoatendimento, como caixas de supermercado, farmácias e de estacionamentos.  

O projeto foi apresentado à Câmara de Goiânia na última terça-feira (1) e já iniciou sua tramitação na Casa. Conforme o emedebista, o objetivo da proposta é garantir um funcionário nas proximidades desses locais de autoatendimento para dar suporte ao usuário goianiense, com acesso às informações necessárias para o autoatendimento e as instruções para o uso da tecnologia.  

“Uma parte dos clientes ainda não consegue realizar tais operações com razoável destreza, como é o caso das pessoas de terceira idade ou pessoas com deficiência que podem enfrentar dificuldades”, avaliou o autor.  

O que são caixas de autoatendimento?

Os chamados “caixas de autoatendimento” são um instrumento facilitador fornecido pelos supermercados, shoppings e demais estabelecimentos. Eles permitem que os pagamentos sejam realizados pelos próprios consumidores, sem a intervenção direta de um funcionário, com uma maior facilidade e comodidade para o usuário.  

Henrique Alves cita, por exemplo, que muitos consumidores encontram dificuldades na leitura do conteúdo, do código de barras e das telas. “Por esse motivo, faz-se necessário a presença de um funcionário para auxiliá-los”, explicou.  

“Nossa proposta é proteger o consumidor, principalmente os idosos e pessoas com deficiência, garantindo que estes locais tenham sempre ao menos um atendente além do autoatendimento para auxiliar os clientes nas suas eventuais demandas, uma vez que clientes e usuários podem encontrar dificuldades”, justificou.  

Caso seja aprovado e sancionado pelo prefeito Sandro Mabel (União Brasil), os empresários que fizerem a opção pela disponibilidade de caixas de autoatendimento em Goiânia terão um prazo de 90 dias para cumprir a exigência.

Tags: ,