Caiado apresenta modelo de sucesso da educação goiana em evento nacional

5 de dezembro de 2024 às 17:54

Goiás lidera o Ideb no ensino médio e inspira outros estados com sua gestão técnica e investimentos estratégicos

O governador Ronaldo Caiado destacou o desempenho da educação goiana no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, promovido pela organização Todos pela Educação, nesta quinta-feira (05/12), em Brasília. Com o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Goiás foi apresentado como referência nacional, com avanços que combinam gestão técnica, blindagem política e foco na comunidade escolar.

Com uma média de 4,8 no Ideb do ensino médio, o estado se tornou case de sucesso ao lado de Pernambuco e Piauí. Caiado atribui o resultado ao trabalho da Secretaria de Educação, liderada por Fátima Gaviolli, e ao modelo de escolha de gestores escolares, que alia mérito técnico e consulta pública. “A educação é a base para qualquer transformação social. Trabalhamos para alcançar resultados ainda melhores”, afirmou o governador.

Desde 2019, o governo de Goiás destinou mais de R$ 7,4 bilhões à educação, investindo em 30 novas escolas, reformas de unidades existentes, distribuição de uniformes, materiais escolares e criação do programa Bolsa Estudo, que garante um auxílio mensal de R$ 110,00 aos estudantes.

Modelo inspirador

Priscila Cruz, diretora-executiva da organização Todos pela Educação, destacou Goiás como exemplo para outros estados. “O cuidado com a gestão e a prioridade dada à educação são inspiradores. Se a educação for prioridade, o país terá um futuro promissor”, afirmou.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, elogiaram a troca de experiências. Ambos reforçaram a importância de metas compartilhadas e do compromisso contínuo com a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

Sobre o evento

O encontro reuniu prefeitos de cidades com mais de 500 mil habitantes, além do ministro da Educação, Camilo Santana, e de líderes estaduais, como o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel.