Brasília: Trabalhadores expostos ao sol neste verão devem redobrar os cuidados com a pele

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer da pele é o mais comum entre os brasileiros

5 de janeiro de 2024 às 14:36

Foto: Divulgação

O verão teve início em dezembro e com ele é preciso haver cuidados com a pele exposta ao sol. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) busca conscientizar as pessoas sobre os perigos do câncer de pele através da campanha Dezembro Laranja. Um novo ano se inicia e os cuidados com a pele devem ser tomados o ano inteiro e a Divisão de Segurança, Medicina e Assistência (Dismed) da Novacap está atuando junto desta luta.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer da pele é o mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. Ele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, sendo subdividido em 3 tipos: Carcinoma basocelular (CBC), Carcinoma espinocelular (CEC) e Melanoma. Para detectá-los, é necessário procurar um dermatologista ao notar formatos diferentes na pele.

Os trabalhadores de campo da Companhia devem redobrar os cuidados pois estão frequentemente expostos ao sol. Por isso, é importante tomar medidas para se proteger como: aplicar protetor solar diariamente, usar camisa de manga comprida, chapéus, óculos de sol com proteção UV, ingerir alimentos leves e saudáveis, além de beber bastante água.

Fique atento aos fatores de risco:

1. Ter alguém na família que já teve ou tem câncer de pele;
2. Já ter tido muitas queimaduras de sol durante a vida, daquelas que deixam a pele muito vermelha e ardendo;
3. Ter muitas sardas ou pintas pelo corpo;
3. Ter a pele muito clara, do tipo que sempre queima no sol e nunca bronzeia;
5. Ter mais de 65 anos.

Caso se enquadre em algum desses fatores, fique ligado e procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.

Tags: