Aparecida de Goiânia realiza evento sobre a saúde dos trabalhadores

Secretaria de Saúde reuniu especialistas e servidores para debater estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e enfrentar os desafios rotineiros com mais bem-estar. No encontro também foram ofertados serviços para os participantes

8 de maio de 2024 às 11:06

Foto: Willian Rabello

Para celebrar o mês do Dia do Trabalho, 1º de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) promoveu, nesta última terça-feira, 7, um evento educativo e integrativo no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro. O encontro reuniu dezenas de pessoas de várias áreas da pasta, especialistas nos temas propostos e outros profissionais. Esta foi a quarta edição dessa mobilização, que visou, principalmente, o cuidado com a saúde biopsicossocial dos servidores.    

O encontro “Dia do trabalhador: Ambiente Laboral Saudável – Como você pode contribuir? ” teve orientações, palestras ministradas pela psicóloga Andreza Raquel Ferreira de Araújo e pelo psiquiatra Mauro Elias, apresentação da equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador, sorteio de brindes e café da manhã. E mais: Os participantes tiveram acesso gratuito a testes rápidos para identificação e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), aferição de pressão arterial e de índice de massa corporal, bem como avaliação oftalmológica e práticas de auriculoterapia e ozonioterapia. Para valorizar o autocuidado, estavam disponíveis massagem relaxante, spa dos pés, maquiagem, sobrancelha e corte de cabelo masculino.

Bem-estar dos trabalhadores

O superintendente Executivo da SMS, Carlos Itacaramby, que representou o secretário Alessandro Magalhães, ressaltou a importância do evento: “A Secretaria de Saúde se preocupa com a população, com os pacientes, mas também com os trabalhadores do setor. É um desafio permanente. Estamos convictos de que é essencial que nosso pessoal esteja bem e com as devidas condições de trabalho para poder prestar serviços cada vez melhores para a comunidade. ”

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro, destacou que a preocupação com o bem-estar dos trabalhadores é mais uma prioridade da gestão da SMS. “Como alguém que se ausenta do próprio cuidado, seja por falta de tempo, cansaço ou desmotivação, pode ter ânimo para cuidar de outras pessoas com qualidade? A rotina da Saúde Pública é cheia de desafios, grandes responsabilidades e muita pressão por resultados, o que pode gerar exaustão, desilusão, irritação e até o isolamento do profissional. ”

Idealizadora da ação, a chefe de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Ana Mari Soares Dickmann, reforçou o objetivo da iniciativa: “Desde 2016 que faço encontros semelhantes, sendo que este aqui já está na quarta edição. Nosso foco é, sempre, saber quais são as demandas dos trabalhadores e lutar para que sejam realizadas. Por isso que estamos permanentemente ouvindo os servidores e buscando iniciativas para ajudá-los a lidar da melhor maneira possível com o dia-a-dia estressante no ambiente de trabalho. ”

O Dia do Trabalhador reuniu também o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, o coordenador da Atenção Primária, Iron Pereira, a servidora de Apoio Institucional Débora Franco, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Gislene Marques de Lima, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Fabíola Luz, e a enfermeira do Programa Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gabriela Lima Gonçalves, bem como outros gestores da secretaria.

Para a realização do evento, além da Saúde e de várias pessoas, secretarias municipais, instituições e estabelecimentos parceiros contribuíram, tais como: Secretaria de Cultura, Hospital de Olhos, Ambulatório Municipal de Aparecida (AMAG), Clínica de Estética Cicatrivie, Ju Lopes, Vigilância Epidemiológica e os Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST’s) Regional e Estadual.

Oportunidade de relaxamento e cuidado

No evento, num estande de cuidados estéticos, estavam algumas integrantes da Chefia de Apoio Institucional da SMS: Fernanda dos Santos Silva, Sheila Socorro de Oliveira, Milvane dos Santos Dias Araújo, Karina Pimentel e Maria do Carmo da Silva e a Chefe de Atenção aos Ciclos de Vida, Marilya Rodrigues Reis. Com uma rotina estressante e cheia de grandes responsabilidades, as profissionais foram juntas ao evento aproveitar os serviços ofertados.

A servidora Maria do Carmo da Silva na massoterapia: Momento de relaxamento essencial

Elas elogiaram o encontro, que chamaram de “momento do servidor”, e afirmaram que a iniciativa promove uma integração importantíssima para as equipes. Todas aproveitaram serviços gratuitos como spa dos pés, massagem relaxante e revitalização da pele, dentre outros. A coordenadora de Administração e Patrimônio da SMS, Andréia Luiza Nunes, também disse que apreciou muito o encontro: “Venho todo ano prestigiar e sempre aproveito os serviços. Nosso pessoal merece e precisa de ações de lazer e de valorização do bem-estar. ”

Já o agente de Saúde Weider Paulo Alves Ramos, da equipe de Controle Ambiental da SMS, teve o cabelo cortado e também enalteceu o evento: “Trabalho na fiscalização de empresas de reciclagem e ferro-velho e hoje estou aqui cuidando do meu visual. Sempre venho nesses encontros de Saúde do Trabalhador, são algumas horas agradáveis para encontrar os colegas, relaxar um pouco e lembrar que, para ajudar os outros e dar o melhor de mim no trabalho, preciso estar bem”.

Quem cortou cabelos no Dia do Trabalhador foi Jhonatan Ribeiro Araújo, profissional parceiro do evento pelo segundo ano. Ele trabalha no Setor Veiga Jardim e é neto de uma agente de Saúde que o estimulou a contribuir com a inciativa. “Eu gosto de participar, de servir esses trabalhadores tão importantes para Aparecida, e fico muito satisfeito com a alegria de quem atendo. Um rapaz até me disse que estava esperando esse dia para cortar o cabelo aqui”, contou ele.    

Cabeleireiro Jhonatan Ribeiro: “Gosto de servir esses trabalhadores tão importantes para Aparecida”

Também dentre os parceiros do evento pelo segundo ano, as consultoras de beleza Thalita Costa e Gabriela Ribeiro já tinham realizado mais de dez aulas de maquiagem básica às 11h. No estande delas, um dos mais disputados, 5 trabalhadoras da SMS ainda esperavam sentadas a vez de ser atendidas. Como revendedoras de produtos de beleza, as maquiadoras ainda comemoraram as vendas de itens como pincéis e bases para pele para as participantes.

Tags: