Ainda Estou Aqui chega “vencedor” ao Oscar, dizem estudiosos

2 de março de 2025 às 13:36

S|CULTURADIREITOS HUMANOSECONOMIAEDUCAÇÃOESPORTESGERALINTERNACIONALJUSTIÇAMEIO AMBIENTEPOLÍTICASAÚDE

Cultura

Ainda Estou Aqui chega “vencedor” ao Oscar, dizem estudiosos 

Longa brasileiro ganhou 38 prêmios e teve impacto na memória do país

LUIZ CLAUDIO FERREIRA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL 

Publicado em 02/03/2025 – 09:44

Brasília

Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres

© ALILE DARA ONAWALE/SONY PICUTRES

Versão em áudio

Repercussões nacionais e internacionais de diferentes características. Públicos emocionados e curiosos sobre o que foi a ditadura militar no Brasil (1964 – 1985). Cinema brasileiro reconhecido ao tratar do impacto do autoritarismo (que ainda hoje ameaça democracias)… São variados os motivos que fazem o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, já chegar vencedor ao Oscar, neste domingo (2), avaliam estudiosos. Mesmo se não vierem estatuetas.

Brasília (DF), 23/01/2025 - Atriz do filme Ainda estou aqui, Fernanda Torres. Foto: oficialfernandatorres/Instagram
Atriz do filme Ainda estou aqui, Fernanda Torres – oficialfernandatorres/Instagram

>>Saiba mais sobre as indicações do filme

Inspirada em livro de 2015 com escrita biográfica de mesmo título, de autoria do escritor Marcelo Rubens Paiva, a obra foi lançada em 2024 e levou mais de cinco milhões de pessoas ao cinema. Em caso de vitória neste domingo, será a primeira estatueta para o Brasil. Em 1960, porém, o longa brasileiro Orfeu Negro venceu na categoria de melhor filme estrangeiro, mas o filme representava a França (do diretor Marcel Camus).

>>Saiba mais sobre o livro Ainda estou aqui, que será distribuído em escolas

Marcelo Rubens Paiva é um dos cinco filhos da advogada e ativista Eunice Paiva (1929 – 2018).e do ex-deputado Rubens Paiva (1929 – 1971), que teve o mandato cassado e depois foi perseguido, raptado, torturado e morto por agentes da ditadura (da Aeronáutica e do Exército). 

Até agora, o longa recebeu 38 prêmios nacionais e internacionais, entre eles, o Prêmio Goya e o Globo de Ouro de Melhor Atriz. No Oscar, foi indicado em três categorias melhor filme, melhor atriz, para Fernando Torres, e melhor filme internacional.